Projetos Concluídos
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O projeto “Amadurecer com Direitos” visa fortalecer a relação do Tribunal com os usuários externos idosos, em conformidade com a Resolução CNJ nº 520/2023, que estabelece diretrizes para a política judiciária voltada às pessoas idosas e suas interseccionalidades. Em especial, o projeto aborda os pontos destacados nos incisos V e VI do art. 12 da resolução:
V – promover pesquisas da política voltada para pessoas idosas, anualmente, que contemple a experiência dos usuários;
VI – propor e participar de projetos voltados às pessoas idosas, a serem desenvolvidos para aperfeiçoamento da política, com técnicas de inovação, de forma empática e colaborativa;
Para enfrentar o macrodesafio “Como aprimorar a relação deste Tribunal com as pessoas idosas tendo em vista as recomendações da Resolução CNJ nº 520/2023” um grupo multidisciplinar foi reunido em uma série de encontros para explorar, discutir e buscar soluções por meio da metodologia Design Thinking.
A solução encontrada foi a criação de materiais informativos sobre os direitos dessa faixa da população, como cartilhas e folders. A cartilha “Conhecendo os direitos das pessoas idosas” aborda temas como atendimento prioritário, direito à saúde, assistência social, educação, transporte e lazer, facilitando o acesso a essas informações para esse público.
Acesse o painel Natureza Fluminense (projeto conjunto com o laboratório LIODS/TRF2) >>>
Trata-se de desdobramento das soluções apresentadas durante a Oficina de Design Thinking "Soluções para o Combate ao Tráfico de Animais", organizada pelo LIODS/TRF2. O projeto consiste em um painel interativo, com dados extraídos do sistema informatizado do TJRJ, cujo assunto é referente a Direito Ambiental no âmbito Estadual. A ferramenta possibilita o acompanhamento mensal das ações ambienteis possibilitando análises relacionadas a esse tema podendo ser utilizado como indicativo para a priorização de ações de conscientização (inclusive em parceria com outros Órgãos).
Acesse a campanha e os resultados do Menos é Mais >>>
Em razão de dificuldades encontradas pelo TJRJ para obtenção de mobiliário para compor a formatação de novos espaços, bem como reposição de materiais, foi identificado o macrodesafio ‘carência de material para atendimento de demanda das unidades do TJRJ’, enfrentado pelo projeto ‘Menos é Mais’. Trata-se de campanha de conscientização solicitando às unidades que reavaliassem suas reais necessidades de mobiliário, bem como de materiais de consumo e de informática, a fim de que procedessem à devolução daqueles bens que estivessem em desuso ou subaproveitados; viabilizando a redistribuição desses móveis e materiais entre as unidades com carência. A campanha também se estendeu ao público externo com dicas de sustentabilidade.
Acesse o Banco de Boas Práticas da Presidência >>>
O Banco reúne experiências e atividades realizadas pelas unidades, que geram resultados e alto impacto, e que podem ser compartilhadas, replicadas e adaptadas com outras unidades do tribunal. São práticas que buscam o aprimoramento do processo de trabalho e a melhora no alcance de metas estratégicas, reconhecidas pela organização sob o prisma da eficiência, eficácia, celeridade, qualidade, inovação e praticidade. Com a disseminação das boas práticas entre as unidades, gera-se um aperfeiçoamento no processo de trabalho, com consequente maior satisfação ao usuário final e melhoria da percepção do cidadão acerca da nossa instituição.
Acesse o Contêiner de Ideias >>>
Trata-se do registro dos projetos de inovação iniciados pelo IdeaRio, mas que, por condições adversas de qualquer ordem (carência de recursos financeiros, tecnológicos, humanos ou oportunidade institucional), tiveram seu prosseguimento suspenso. O acesso ao cadastro é aberto ao público, permitindo com que os projetos sejam revisitados e eventualmente complementados ou ajustados através de colaboração voluntária. Vale dizer que o Contêiner de Ideias é inspirado no ‘Garbage Can Process’, que, de forma bastante resumida, visa explicar o processo de tomada de decisões e a criação de projetos abandonados pelas organizações.
Linguagem Simples para o Cidadão
Buscando sempre o aperfeiçoamento da comunicação do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro com o cidadão, o IdeaRio concebeu o presente projeto Linguagem Simples para o Cidadão, isso porque, 3 em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais, ou seja, têm dificuldade em entender o que estão lendo. É importante destacar que a linguagem simples não irá substituir a linguagem jurídica específica e técnica, pois certos documentos precisam ser redigidos de acordo com as normas e convenções jurídicas. Almejamos com esse projeto fortalecer a imagem do Poder Judiciário junto à sociedade, uma vez que favorece a comunicação entre o setor público e a população, aumentando a transparência e a confiança nas decisões tomadas.
Gerador de Linguagem Simples
A ferramenta permite a transcrição do texto jurídico para sua versão simplificada. Ao passar o mouse nas palavras em negrito, aparecerá sua explicação. Se houver imagens associadas, elas também serão exibidas no gerador.
Simplificação de Documentos Judiciais
O objetivo é tornar a leitura dos documentos mais compreensível para as partes, destacando as informações relevantes da decisão ou intimação. Os primeiros modelos foram Mandados e Acórdão, já disponibilizados e publicados.
Adaptação de Materiais para Linguagem Simples
Aproveitando a experiência adquirida durante o desenvolvimento do projeto ‘Linguagem Simples para o Cidadão’, o IdeaRio passou a oferecer às demais unidades do Tribunal a adaptação de seus materiais para a linguagem simples e visual thinking. Isso envolve a simplificação de documentos com informações judiciais complexas, através de técnicas de redação e diagramação, de modo a torná-los mais compreensíveis para o público em geral, promovendo a transparência, a igualdade de acesso e a eficácia na comunicação do tribunal com a sociedade.
Conexão Cidadã (projeto conjunto com o Laboratório LiRio – TRT1/RJ)
Trata-se de projeto desenvolvido junto com o laboratório LiRio – TRT1-RJ, visando o enfrentamento do macrodesafio ‘como aproximar o judiciário do cidadão’. Foram concebidos estórias e jogos que explicassem o funcionamento da Justiça de maneira simples e lúdica buscando facilitar o entendimento dos processos judiciais pelos cidadãos.
Através desses materiais procurarmos estimular a aquisição de conhecimento de uma forma fácil e divertida possibilitando a redução do distanciamento entre o Judiciário e o cidadão. Além disso, ao propiciar uma melhorar na compreensão de dos direitos e responsabilidades legais do cidadão buscamos contribuir para uma sociedade mais inclusiva com informações acessíveis a todos
Simplifica Justiça (projeto conjunto com o laboratório LIOS – TRE-RJ)
O projeto foi desenvolvido em conjunto com o laboratório LIOS – TRE-RJ e tem como objetivo reduzir as barreiras na comunicação com o usuário. O atendimento ao cidadão é o primeiro contato que ele tem com o serviço jurídico e, para que seja possível entender o que está acontecendo, independentemente do seu nível educacional ou conhecimento jurídico, é fundamental que o servidor atenda utilizando uma linguagem simples (clara, objetiva e acessível), seja empático e capacitado para fornecer as informações solicitadas.
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