Autofit Section

Diretora

Ana Cristina Machado de Oliveira Pereira
E-mail: sgtecdiapa.diretoria-ld@tjrj.jus.br

Divisão de Aplicativos de Apoio - DIAPA

A DIAPA tem por atribuição administrar todos os serviços relacionados aos aplicativos, ferramentas e sistemas operacionais adquiridos pelo PJERJ, ao funcionamento das estações de trabalho e servidores de pequeno porte, aos diversos recursos em nuvem, além de contas de usuários, segurança de usuários e estações e atendimento aos usuários nessas áreas.

Dentro dessas atribuições, a DIAPA executa as atividades das funções de Gerenciamento de Acesso, Gerenciamento Técnico e Gerenciamento de Aplicativo, Suporte Operacional de Segurança da Informação, além de participar de outros processos relacionados, com objetivo de atender às diversas necessidades dos usuários.

Desse modo, as atribuições genéricas da DIAPA e seus Serviços, são desenvolvidas através das atividades:

a) Planejamento e fiscalização de contratações de TI para objetos de sua competência: planejamento, estudos e elaboração da documentação necessária e instrução de processos;

b) Ponto de entrada de solicitações de usuários: Atendimento de 1º nível. Registro dos chamados, equipe de sobreaviso/plantão, uso dos recursos de telefonia disponibilizados pelo DGSEI-DETEL;

c) Atendimento e suporte remoto: instalação, configuração e suporte aos aplicativos autorizados para utilização na rede do PJERJ e ferramentas para trabalho à distância, como VPN, SAR e recursos em nuvem;

d) Administração do Microsoft 365: suporte e atendimento aos serviços disponibilizados na Solução Corporativa na Nuvem utilizada pelo PJERJ (Microsoft 365), disponibilização de ferramentas como Teams, OneDrive, Sharepoint, correio eletrônico e ferramentas de escritório Office;

e) Controle de acesso aos recursos computacionais:  administração de contas de usuários, grupos, correio eletrônico e computadores através do Microsoft Active Directory (MS-AD), Portal Microsoft 365 e sistemas específicos;

f) Configuração de estações de trabalho e servidores de pequeno porte*: homologação de sistemas operacionais, aplicativos e confecção de imagens para preparo de computadores. Avaliação e manutenção permanente de segurança e conformidade;

(*) utilizados para distribuição e atualização de aplicativos, atualizações de segurança e patches, disponibilização de imagens e serviços, armazenamento e outras funções.

g) Atualização permanente de estações de trabalho e servidores: atualizações de segurança do sistema operacional, antivírus e aplicativos, instalação e remoção de aplicativos e recursos;

h) Suporte Operacional da Segurança da Informação: monitoramento e avaliação contínua dos recursos computacionais identificando e reportando vulnerabilidades que representem ameaças à segurança da informação e aplicando correções adequadas.  Planeja e aplica ações necessárias para proteção da rede corporativa e correção de incidentes e eventuais danos, de acordo com as diretrizes do DESEG - Departamento de Segurança da Informação. Monitora e audita eventos de segurança que constituam ameaças à segurança da informação, tais como acessos não autorizados e ações que comprometam a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações.

 

 

Serviços

Serviço de Instalação de Aplicativos (SEIAP)
Serviço de Licenciamento e Controle (SELIC)
Serviço de Padronização e Homologação (SEPAH)
Serviço de Suporte aos Usuários de Aplicativos (SESUS)