Autofit Section
Corregedor participa do III Prêmio de Direitos Humanos da EMERJ
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 06/12/2022 18:38

Na última quinta-feira (01/12), a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro promoveu a terceira edição do Prêmio EMERJ Direitos Humanos. O evento foi conduzido pela diretora-geral, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão pela plataforma Zoom e pelo YouTube. (Assista aqui)

Saiba mais sobre a premiação aqui. 

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, participou do evento e entregou o Prêmio Direitos Humanos para a assistente social no município do Rio, Evelyn Serra Parente, e para a procuradora do Trabalho da 2ª região de São Paulo, Elisiane dos Santos.

 

Estiveram presentes também na solenidade as seguintes autoridades: o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Antonio Saldanha Palheiro, a desembargadora Jaqueline Lima, e o desembargador Ricardo Couto de Castro.

O Prêmio

Com o intuito de disseminar o conhecimento, respeitar e defender os direitos humanos, independentemente de raça, gênero, nacionalidade, etnia, religião, idioma ou qualquer outra condição, a Escola em 2020 premiou, na primeira edição, 11 personalidades. Em 2021, na segunda edição, foram dez homenageados.

Ganhadores do Prêmio Direitos Humanos 2022:

Joaquim Domingos de Almeida Neto: desembargador da 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, coordenador do Programa Justiça Itinerante.

Sérgio Luiz Ribeiro de Souza: juiz da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, presidente do Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica da EMERJ.

Vitor Moreira Lima: juiz da Vara Cível de Vila Inhomirim (Magé), membro da Comissão Acadêmica de Pesquisas e Publicações da EMERJ.

Elisiane dos Santos: procuradora do Trabalho da 2ª região de São Paulo, integra o Grupo de Estudos Raça e Trabalho do Ministério Público do Trabalho. Autora do livro “Crianças Invisíveis – Trabalho Infantil nas Ruas e Racismo no Brasil”.

Livia Miranda Müller Drumond Casseres: defensora pública no Estado do Rio, onde é coordenadora de Promoção de Equidade Racial. Integra o grupo de pesquisa em Estudos Ladino-Amefricanos e Afrodiaspóricos, da PUC-Rio.

Rose Di Masi Palheiro: assistente social e servidora do TJ-RJ, onde dirige o Departamento de Ações Pró-sustentabilidade.

Jurema Pinto Werneck: ativista feminista, médica e escritora. Cofundadora da ONG Crioula e diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil.

Thamirys Nunes: coordenadora nacional da Área de Proteção e Acolhimento à Criança e ao Adolescente LGBTI+ da Aliança Nacional LGBTI+ e do Grupo Dignidade. Autora do livro “Minha criança trans?: relato de uma mãe ao descobrir que o amor não tem gênero”.

Evelyn Serra Parente: graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é assistente social no município do Rio há 18 anos.

Ricardo Branco: músico, diretor e regente do Coral Uma Só Voz, com origem no evento WithOneVoice, em Londres.