Autofit Section
Cartório do Rio de Janeiro conquista Prêmio de Qualidade Total Anoreg 2023
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 09/01/2024 14:37
Premiação contou com o apoio da Corregedoria Nacional de Justiça e reconheceu excelência de cartórios brasileiros

Com a premiação de 200 Cartórios de todo o Brasil, a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) realizou neste mês de dezembro, em Brasília/DF, a cerimônia oficial de entrega do 19º Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA). O evento, que conta com o apoio da Corregedoria Nacional de Justiça, reconheceu a excelência de gestão e a qualidade no atendimento das unidades de Notas e de Registros.

No Rio de Janeiro, o cartório premiado foi o 1º Registro Civil de Pessoas Naturais, cujo titular é Júlio Cesar Macedônio Buys II, que possui com sede na Ilha do Governador e sucursal na Rua da Assembleia, no centro do Rio. Este ano, a serventia foi premiada na categoria Diamante. Em 2022 o Rio de Janeiro também foi representado pela serventia que conquistou o prêmio na categoria Ouro.

"O PQTA é o reflexo do compromisso incessante dos cartórios brasileiros com a excelência e aprimoramento contínuo. É uma forma de incentivar melhorias, a busca pela eficiência operacional e uma gestão mais qualificada, além de reconhecer o trabalho de titulares que se dedicam a oferecer serviços de alta qualidade à população”, explica o presidente da Anoreg/RJ, Stênio Cavalcanti Filho.

Impossibilitado de estar presente, o ministro do Superior Tribunal de Justiça e corregedor Nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, enviou um vídeo onde enfatizou a importância do prêmio como um reconhecimento à excelência e qualidade na gestão organizacional dos cartórios. Ele destacou as ações do Judiciário em 2023, ressaltando iniciativas como a Semana Nacional do Registro Civil e a Semana Nacional de Regularização Fundiária, bem como a regulamentação do SERP (Sistema Eletrônico de Registro de Imóveis), consolidando o Brasil como referência mundial. “Sem dúvida, 2023 foi um ano de grandes desafios, mas também de grandes vitórias para o segmento extrajudicial brasileiro que contribui de maneira decisiva para o sucesso das ações empreendidas pela Corregedoria Nacional de Justiça”, afirmou.

Entre os Estados brasileiros, Minas Gerais teve o maior número de premiados, com 31 unidades seguido por Goiás, Mato Grosso e São Paulo, ambos com 19; Bahia e Pará com 17; Santa Catarina com 16 premiados; Rio Grande do Sul com 11; Amazonas e Paraná com 9 cada; Ceará com 7; Pernambuco com 5; Espírito Santo, Maranhão e Rio Grande do Norte, cada um com 4; Acre com 3; e Alagoas, Amapá, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe com 1 premiado cada. Ao todo foram 141 cartórios recebendo a condecoração na categoria Diamante, 32 na Ouro, 20 na Prata, cinco na Bronze, e duas na Menção Honrosa. 

Avaliação

Como forma de garantir a integridade nas notas, a auditoria das serventias participantes é realizada de maneira independente pela Apcer Brasil, que faz parte do Grupo de Associação Portuguesa de Certificação, organismo referência do setor da certificação na Europa e presente nas Américas, África, Oriente Médio e Ásia, cujos auditores visitam cada uma das unidades inscritas.

Os cartórios foram avaliados com base em dez critérios diferentes: Estratégia; Gestão Operacional; Gestão de Pessoas; Instalações; Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional; Gestão Socioambiental; Gestão da Informatização e Controle de Dados; Gestão da Inovação; Compliance, e Continuidade do Negócio. Cada critério gera uma pontuação que totaliza a premiação nas categorias: Menção Honrosa, Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Ao fim da premiação, cada cartório recebe um relatório individualizado de sua auditoria, com uma comparação com os demais concorrentes, e a ANOREG/BR publica um Manual de Boas Práticas com recomendações e destaques observados durante o período de avaliação.

Anoreg/RJ

Fundada em 1996, a Associação de Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro completou 25 anos em 2021. Com sede na cidade do Rio, é uma entidade de classe reconhecida pelos poderes constituídos, para representar os titulares de serviços notariais e de registro do Estado em qualquer instância ou Tribunal, operando em harmonia e cooperação direta com outras associações congêneres, principalmente com os Institutos Membros e Sindicatos, representativos das especialidades. É regida pelo Código Civil brasileiro, pelas demais disposições legais aplicáveis e pelo Estatuto.