Autofit Section
Treinamento dos sistemas MAC e MAS contou com mais de 35 ouvintes, entre servidores e juízes dos NURs
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 22/01/2021 16:11
A capacitação visa habilitar os Núcleos Regionais para auxiliarem nas fiscalizações extrajudiciais

O treinamento dos sistemas MAS e MAC para juízes dirigentes e servidores dos Núcleos Regionais (NURs) foi realizado nesta quinta-feira (21/01), conforme determinado pelo Corregedor-Geral, desembargador Bernardo Garcez. O objetivo é capacitar os NURs para auxiliarem nas fiscalizações dos cartórios extrajudiciais. Participaram cerca de 35 ouvintes, entre servidores e magistrados.

A reunião foi realizada de forma remota pela plataforma Teams e conduzida pela equipe de Selo Eletrônico e pela Divisão de Fiscalização Extrajudicial (DIFEX). A partir da utilização dos sistemas MAC e MAS, os NURs poderão contribuir com o trabalho de inspeção que já é realizado pela DIFEX e coordenado pela juíza auxiliar da CGJ Aline Pessanha.

Sistemas MAS e MAC

O sistema MAS - Módulo de Apoio ao Serviço - é utilizado para transmissão de todos os atos dos cartórios para a Corregedoria. Já o MAC - Módulo de Apoio à Corregedoria - permite a verificação de tais transmissões, por meio da extração de relatórios.

Vale ressaltar que, com a implementação dos atos eletrônicos, a transmissão do código “hash”, da “url” do ato e da pasta de documentação (dossiê) tornou-se obrigatória. Dessa forma, a Corregedoria tem acesso à pasta armazenada na nuvem com os arquivos relacionados aos atos eletrônicos praticados por cada cartório extrajudicial, o que viabiliza a fiscalização virtual.