Autofit Section
Corregedor enfatiza atuação dos oficiais de Justiça durante abertura de Encontro Nacional
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 04/08/2022 18:01
O evento reuniu mais de 350 profissionais de todo país

 

O Rio de Janeiro foi palco do VI Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça do Brasil (ENOJUS), que reúne mais de 350 oficiais de Justiça de todo país para debate sobre práticas e desafios da profissão.

Realizado nos dias 04 e 05 de agosto, o encontro com o tema “Materialização Jurisdicional em todo tempo e lugar”, promove discussões sobre práticas funcionais dos oficiais de Justiça brasileiros e reflexões em busca de uma atividade profissional que torne a concretização da ordem judicial cada vez mais célere, efetiva e segura.  

As palestras contam com a participação de oficiais de Justiça, magistrados, membros do Ministério Público, advogados e procuradores.  

Saiba mais sobre o evento e palestrantes https://enojus.com.br/#dados-do-evento

Abertura

Participaram da mesa abertura do VI ENOJUS, o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Figueira; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; a presidente do SINDOJUS/AOJA/RJ – Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Claudete Pessoa; o presidente da AFOJEBRA e oficial de Justiça do TJPA, Edvaldo Lima; e o deputado estadual Felício Laterça.

Durante a abertura, a presidente do SINDOJUS/AOJA/RJ, Claudete Pessoa, agradeceu o apoio institucional da Corregedoria Geral da Justiça. “Conseguimos, ao longo da gestão do corregedor Ricardo Cardozo, eficiência para a categoria. Ferramentas de trabalho foram concedidas que permitem mais produtividade para a categoria”.

O corregedor e o presidente do TJRJ foram aplaudidos de pé pelos oficiais de Justiça presentes no evento. O reconhecimento do trabalho emocionou os magistrados da Alta Administração.

 

 

“O Poder Judiciário não é feito só dos magistrados. Nós somos e temos que ser uma família. Não se faz nada sozinho. Os senhores, oficiais de Justiça, especialmente, são ‘longa manus’ dos magistrados. O tema, aliás, é muito importante para debate: ‘A materialização jurisdicional em todo tempo e lugar´. Exatamente, porque isso é extensão do poder do magistrado. Não existe justiça sem efetividade”, disse o corregedor Ricardo Cardozo ao destacar a importante atuação dos OJAs.

 

 

Reflexões

Foram debatidos no encontro: “o porte de arma de fogo e a defesa pessoal”, “atualizações legislativas do profissional oficial de Justiça”, “o futuro profissional e a transformação laborativa”, “Poder Judiciário e o apoio institucional ao risco profissional da categoria”, “o papel social do OJA”, “avanços tecnológicos do processamento judicial”, “o desafio da uniformização profissional para orientação e proteção coletiva”, “inteligência artificial a e Justiça”, entre outros.

A juíza auxiliar da CGJ Fernanda Xavier e o diretor da DIOJA/CGJ Mario Neto  participaram do painel “Persistência dentro de uma visão profissional e social, superando desafios e evoluindo para primazia da Justiça”. Ao final, a juíza Fernanda Xavier recebeu uma placa de agradecimento dos OJAs.

 

 

Assista ao vídeo com trechos da abertura do evento