Autofit Section
Corregedor é agraciado com a maior comenda do Legislativo carioca
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 26/10/2022 17:01

 

O Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto foi entregue ao desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, no Plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Considerada a maior honraria da Câmara Municipal, a medalha é concedida a personalidades que se destacam na sociedade civil.

A medalha foi entregue ao corregedor pelo presidente da Câmara de Vereadores, Carlo Caiado. Compuseram a mesa da solenidade os desembargadores Edson Aguiar de Vasconcelos, Mauro Dickstein e Agostinho Teixeira de Almeida Filho; o presidente da Seccional do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Luciano Bandeira; o promotor de Justiça Luciano Mattos.

O Plenário Teotônio Villela, no Palácio Pedro Ernesto, onde foi realizada a cerimônia, ficou lotado de magistrados, servidores, outros operadores do Direito, amigos e familiares, que prestigiaram o homenageado.

 

Homenageado

O corregedor Ricardo Cardozo agradeceu a honraria e disse emocionado: “Tenho a oportunidade de me expor e dizer que, entre erros e acertos, o que sempre persegui em minha vida foi cumprir a minha missão. Comprometido com a ética, a legalidade, a democracia e a Justiça”. 

O presidente da Câmara de Vereadores, Carlo Caiado, citou a trajetória do homenageado. “O desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo se tornou referência para muitos jovens que almejam a carreira jurídica.  Sua experiência jurídica, os artigos, matérias em jornais, participações em seminários, congressos em todo o país, faz dele uma referência para todos nós”.

O desembargador Edson Vasconcelos, 3º vice-presidente do TJRJ representou a Corte na solenidade e destacou que o homenageado é um exemplo para os magistrados. “Para falar de Ricardo Cardozo, basta olhar para seu passado. Sempre foi um colega exemplar”. 

Perfil

Ricardo Cardozo é bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi defensor público por seis anos. Foi juiz no interior e na capital. É desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro desde 2003, e presidente da 15ª Câmara Cível do Tribunal. Foi membro da Comissão de Legislação e Normas do TJ (COLEN) no biênio 2009-2010. Presidiu a Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (COMAQ) nos anos de 2015/2016. Foi diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro no biênio de 2017-2018. 

O exercício da magistratura, mas, principalmente, a direção da COMAQ e da EMERJ conferiram ampla experiência no que toca a gestão do 1º grau de jurisdição. Já à frente da EMERJ tornou a escola mais dinâmica, aproximou o juiz da sala de aula e investiu em tecnologia com estúdio virtual e ensino a distância. Na EMERJ foi considerado um gestor inovador e alcançou recordes como na participação de magistrados nos cursos de aperfeiçoamento e do público expressivo em seminários e palestras. 

Como corregedor-geral da Justiça, implementou projetos para otimização de rotinas de trabalho, reorganizou a estrutura das comarcas e dos 13 Núcleos Regionais, aprimorou a atuação dos oficiais de Justiça, ampliou o número de salas do Núcleo de Depoimento Especial da Criança e Adolescente, criou novo modelo de correição para cartórios extrajudiciais. Instituiu o Código de Ética e Conduta da CGJ, o Canal de Escuta Servidora Protegidas, o prêmio Boas Práticas, o Projeto Bússola, o Canal de Custas, o Canal do Plantão Judiciário, entre outros tantos projetos.