Autofit Section
Núcleo de Depoimento Especial da Criança e do Adolescente completa 10 anos de atuação no TJRJ
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 28/10/2022 18:23
Para celebrar a data, a Corregedoria promoverá evento com profissionais da área

O Núcleo de Depoimento Especial da Criança e do Adolescente (NUDECA) completa este ano 10 anos de atuação no Poder Judiciário Fluminense. Para celebrar esta data, o Serviço de Apoio ao Núcleo de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (SEADE/DIATI/CGJ) promoverá uma solenidade on-line no dia 07/11, das 10hs às 17hs, para debater as diversas temáticas que envolvem o trabalho dos profissionais desse segmento.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, conduzirá a abertura do evento comemorativo. Participam também do início do encontro, o juiz Sandro Pitthan Espindola, titular da 1ª Vara de Família de Madureira e Rafaella Sapha Acioli Soares, diretora-geral de Apoio à Corregedoria.

Na parte da manhã, serão duas palestras:  “Violência: repercussões em crianças e profissionais” e “Infância e proteção: a criança como sujeito de direitos”.

Já à tarde, os assuntos abordados são:  “Percursos de Escuta e Acolhimento” e “Ética do Cuidado: práticas da psicologia e do serviço social no Judiciário”.

Para debater o tema, foram convidados juízes, psicólogos, assistentes sociais, defensor público, promotor de Justiça além de toda a equipe da Corregedoria que colabora para a realização do evento.

Lei do Depoimento Especial

A Lei Federal 13.431, tornou o Depoimento Especial obrigatório no Brasil e determinou que apenas órgãos autorizados e com profissionais especializados ouçam as crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência em uma sala especial, para evitar que fiquem frente a frente com o réu.

Segundo a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a criança tem o direito de ser ouvida em processos judiciais ou administrativos que lhe dizem respeito e de ser protegida de sofrimentos durante o processo de audiência.

Na gestão do atual corregedor, foram criadas, em apenas um ano e meio, 23 salas de depoimento especial em todo o Judiciário Fluminense. Estão em funcionamento 39 salas de depoimento especial.