Autofit Section
Por dentro do NUR: Conheça o 4ª NUR e seu juiz dirigente Gustavo Henrique Nascimento Silva
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 01/11/2022 13:58

 

Em continuidade ao projeto “Por dentro do NUR”, que divulga a importância de atuação dos 13 Núcleos Regionais, a Corregedoria destaca nesta edição o 4º Núcleo Regional, cuja sede é o Fórum de Duque de Caxias.

A Assessoria de Comunicação da Corregedoria conversou com o juiz dirigente do 4ª NUR, Gustavo Henrique Nascimento Silva, que contou sobre a região, projetos e iniciativas. 

 

Confira na íntegra: 

 

Poderia falar um pouco sobre o 4º Núcleo Regional e suas comarcas? 

O 4º NUR tem sua sede administrativa na Comarca de Duque de Caxias e ainda, atendente as comarcas de Belford Roxo, Japeri, Nilópolis, Nova Iguaçu, Mesquita, Queimados e São João de Meriti, vale dizer, os municípios da região conhecida como Baixada Fluminense. Chama a atenção o fato de que, depois do 1º NUR, somos, salvo melhor juízo, o maior NUR ligado à CGJ (em situação bem similar ao 2º NUR), contanto hoje com 1.037 servidores.

 

 

Quais as particularidades da região?  

Como se sabe, o 4º NUR tem grande abrangência territorial e alta densidade demográfica, atendendo comunidades carentes, distantes uma das outras. Essas caraterísticas nos permitem afirmar que temos, por exemplo, nas Comarca de Duque de Caxias e Nova Iguaçu uma das maiores distribuições do Estado, especialmente nas Varas Cíveis e de Fazenda Pública.

Infelizmente, as questões sociais e de segurança pública, igualmente, assoberbam as Varas de Infância e Juventude e as Varas Criminais das Comarcas abrangidas pelo 4º NUR.

 

Como é a rotina de trabalho?  

Diariamente converso com os funcionários do NUR avaliando as demandas dos servidores e magistrados, a fim de que possamos atender a todos, sempre que possível, observando as diretrizes gerais da CGJ.

Quando necessário, não me furto de buscar orientação com os colegas Juízes Auxiliares da Corregedoria, magistrados de grande experiência e que estão mais próximos do senhor Corregedor Geral de Justiça, sempre dispostos a ajudar na solução dos problemas.

 

Poderia nos contar sobre sua trajetória até aqui? 

Fui aprovado no XXXVIII concurso de provas e títulos para a magistratura no ano de 2004. Minha primeira titularidade foi na 2º Vara de Santo Antônio de Pádua. Em seguida, assumi em 2008 a titularidade da 1ª Vara Criminal de Nova Friburgo, onde permaneci até o ano de 2011, quando então me removi para o cargo de Juiz Regional da Capital. Já no ano de 2014 fui promovido para 3ª Vara de Família de Nova Iguaçu onde permaneço até os dias de hoje.

 

Quais são os desafios de dirigir o 4º Núcleo Regional?

O maior desafio do 4º NUR é a gestão pessoal. A região é muito grande e demanda um número expressivo de funcionários. Muito embora o RETE seja um sucesso, é natural que muitos servidores busquem lotação em comarcas mais próximas de suas residências o que implica em muitos pedidos de remoção, desfalcando as lotações das serventias o que, como consequência, acaba por afetar nossa atividade fim.