Autofit Section
Antes e depois na Comarca de Mangaratiba: Corregedor parabeniza equipe pelo “choque de ordem” e melhoria na produtividade
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 03/11/2022 11:15

O corregedor-geral da Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, visitou o Fórum de Mangaratiba, acompanhado dos juízes auxiliares da CGJ Ana Paula Barros, Renata Guarino e Ricardo Lafayette. 

O intuito da visita foi conhecer de perto o trabalho que vem sendo realizado pela equipe da Vara Única do Fórum da Comarca de Mangaratiba a partir da detecção, pela atual gestão, de uma série de irregularidades na unidade. 

No início do ano de 2021, a Comarca de Mangaratiba apresentava baixa produtividade e falta de organização das rotinas de trabalho e do espaço físico. Com o apoio da Corregedoria, a serventia apresentou melhorias e aumento expressivo da produtividade (como comprovam as fotos do cartório de antes e depois).  

O corregedor conversou com os servidores do Fórum, a quem elogiou pelos serviços prestados ao Poder Judiciário fluminense. Parabenizou, ainda, o juiz Richard Robert Fairclough pelo trabalho desempenhado à frente da Comarca. 

 

“Eu fiz questão de vir aqui para registrar o reconhecimento da Corregedoria pelo trabalho de vocês. Parabéns pelo que vocês conseguiram fazer. Nós, magistrados, somos os maestros e comandamos a orquestra que são vocês. É um trabalho em conjunto. Se vocês não funcionarem bem, tudo vai por água abaixo. Então, punir não é o único papel da Corregedoria. Temos que orientar. E, quando identificamos um trabalho exemplar como esse, faço questão de demonstrar minha gratidão”, disse o corregedor. 

A juíza auxiliar da CGJ, Dra. Renata Guarino Martins, destacou que: “quando comparecemos a esta Comarca, nós, da fiscalização, encontramos um cenário caótico. Além da grave ausência de gestão, foram localizados processos trancados em uma sala, sem andamento, e até literalmente ‘rasgados’.  Na cantina do fórum, havia processos entulhados. A chegada do Dr. Richard Robert Fairclough e da nova chefe da serventia, Marisa Ieda Nonnenmacher, o apoio da Corregedoria e o comprometimento dos servidores foram cruciais para solução dos problemas mais emergenciais”. 

 

 

Pelo juiz titular de Mangaratiba, Dr. Richard Robert Fairclough, foi registrado que: “Ficamos muito felizes e honrados com a visita do Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo à nossa comarca de Mangaratiba. Aproveito a oportunidade para agradecer todo o apoio dado pelo Corregedor e seus Juízes Auxiliares, e todo esforço e dedicação dos servidores da comarca, sem os quais nada do que fizemos seria possível”. 

A chefe da serventia Marisa Ieda Nonnenmacher explicou as melhorias que foram realizadas na serventia, como a diminuição do acervo e a organização da área física. “Havia muitos processos em salas diferentes, o que dificultava a localização. Processos paralisados há mais de 500 dias, mídias que estavam misturadas. Enfim, era um ambiente desorganizado com uma equipe desmotivada. Modificamos isso. Diminuímos os acervos e começamos a trabalhar com relatórios por data cronológica.  Estamos melhorando aos poucos”, considerou. 

Também estavam presentes os juízes Ivan Pereira Mirancos Junior, presidente da 8º Seção Regional da AMAERJ, em Itaguaí, e Carlos Manuel Barros do Souto, dirigente do 8º Núcleo Regional (8º NUR).