Autofit Section
11º Prêmio Patrícia Acioli: Iniciativas em defesa dos direitos humanos e da cidadania
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 08/11/2022 19:16
Corregedor participa da premiação

A entrega do 11º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos ocorreu na noite da última segunda-feira, 7/11, e reuniu personalidades do meio jurídico, estudantes, jornalistas, professores e líderes de movimentos sociais.

O foco desta edição foi a democracia e o fortalecimento do Poder Judiciário. Foram 18 autores de trabalhos e iniciativas em defesa dos direitos humanos e da cidadania premiados. Na categoria Trabalhos dos Magistrados, o vencedor foi o desembargador Wagner Cinelli, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). (acesse a lista dos premiados)

A solenidade foi conduzida pela presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad. “Estamos aqui reunidos para celebrar mais uma edição do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos. Esta celebração não é apenas ao prêmio. Ela é, também, pelas causas justas da sociedade brasileira, pela defesa intransigente da cidadania, pela democracia, pelo fortalecimento do Poder Judiciário e, logicamente, pelos direitos humanos como fundamentais quesitos civilizatórios de um país”.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, compôs a mesa de honra ao lado da presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, e do presidente do TJRJ, desembargador Henrique Figueira.

Também compuseram a mesa o vice-presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Péricles Queiroz; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), desembargador João Ziraldo Maia; o assessor da presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Thiago Massad; a presidente da Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais do TJRJ (Cojes), desembargadora Maria Helena Pinto Machado; e os juízes Adriana Ramos de Mello, presidente do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero da Escola da Magistratura do Estado (EMERJ); Marcia Succi, 1ª tesoureira da AMAERJ; e Daniel Konder, diretor de Direitos Humanos da Associação.

Prêmio

Criado em 2012, o prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos celebra a memória da juíza Patrícia Acioli. Titular da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, ela foi morta em 2011, em Niterói, por policiais militares. O Prêmio tem o objetivo de identificar, disseminar, estimular, homenagear e divulgar ações em defesa dos direitos humanos.