Autofit Section
Presidente do TJ e o Corregedor-Geral da Justiça participam de encontro com Juízes do 2º NUR
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 28/04/2023 19:16

A convite do Presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, visitou nesta sexta-feira (28/4), o 2º NUR, em Niterói, Região Metropolitana do Rio.

 

Ao falar aos Juízes das comarcas do Núcleo Regional e demais presentes ao encontro, o Corregedor agradeceu o Presidente Ricardo Cardozo pelo convite e lembrou que em sua primeira visita ao 2º NUR, abordou, entre outros temas, a questão do Plantão Judiciário.

 

“Agradeço o convite do Presidente para comparecer na sua apresentação aos colegas. Estivemos aqui logo que ingressamos, e já conversamos e ouvimos os senhores. Vou destacar alguns pontos da visita anterior. O principal deles era o retorno ao presencial, que o presidente já falou aqui sobre a obrigatoriedade”, disse.

 

O Desembargador Marcus Basílio ressaltou, ainda, que na ocasião ficou estabelecido que, principalmente, o Plantão Judiciário seria presencial e deveria ser fiscalizado. E aproveitou a oportunidade para reforçar a importância do cumprimento da determinação. “Renovo que o Plantão Judiciário está sendo fiscalizado pela Corregedoria”.

 

De acordo com o Corregedor, o retorno ao presencial não invalida o Balcão e o Gabinete Virtual. “O Balcão Virtual tem que estar funcionando, eu disse isso dá outra vez”, ressaltou.

 

Outro assunto abordado foi a organização do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP). O Desembargador Marcus Henrique Basílio explicou que a 2ª Vice-Presidência reuniu um grupo de sete Juízes criminais da capital para realizar, como um plano piloto, essa tarefa.

 

“Esse grupo parece estar funcionando bem, e pensamos em levar esse piloto para varas criminais e assim num prazo razoável corrigir esse problema”. O Desembargador Marcus Basílio reafirmou que a Corregedoria está de portas abertas a todos, pronto para ouvir ideias e sugestões.

Foto Brunno Dantas