Autofit Section
Corregedor-geral da Justiça e presidente do TJRJ visitam o 3º NUR
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 08/05/2023 11:03

A convite do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, visitou nesta sexta-feira (5/5), o 3º Núcleo Regional (NUR), em Petrópolis, Região Serrana do Rio.

Ao falar aos juízes das comarcas do Núcleo Regional e demais presentes no encontro, o corregedor apresentou seus juízes auxiliares e citou a importância das visitas aos NURs e do diálogo.

“Esse é um encontro de aproximação. Tenho visitado os Núcleos Regionais e sempre falo da importância de ouvir os senhores que estão no front, para saber dos problemas”, disse o desembargador Basílio.

O corregedor ressaltou que a CGJ tem a função de orientar, capacitar e fiscalizar, e, por último, se for o caso, punir. O desembargador prosseguiu pedindo aos juízes que levem à Corregedoria os problemas, ideias e sugestões.

“Como disse o presidente, o Tribunal é um time, é um só. Se falha o Tribunal, falhamos todos. Temos que agir em conjunto, temos que buscar uma forma de gestão com métodos para melhorar nossa prestação jurisdicional”, disse o corregedor.

O desembargador Marcus Basílio lembrou que, na pandemia, as ferramentas tecnológicas foram muito importantes para a manutenção dos serviços. Ele chamou a atenção para o Balcão Virtual e o Gabinete Virtual. “Balcão e Gabinete Virtuais foram feitos para facilitar a vida dos advogados. Para evitar que um advogado tenha que se deslocar de um lugar distante para despachar com um juiz”.

Com relação ao Plantão Judiciário, foi explicado que é presencial. “O Plantão é presencial. Avisei isso em todos os NURs que visitei”, frisou o corregedor.

Outro assunto abordado foi o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). O desembargador Marcus Henrique Basílio explicou que existe um projeto em conjunto entre a Presidência, a CGJ e a 2ª Vice-Presidência para higienizar o BNMP.

Foto: Brunno Dantas/ TJRJ.