Autofit Section
Corregedoria Geral da Justiça apresenta o Plantão Judiciário aos novos Juízes do TJRJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 12/07/2024 10:34

Os 25 novos Juízes de Direito aprovados no XLIX Concurso do TJRJ foram recebidos pelo Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, pelos Juízes Auxiliares da Corregedoria, Doutor Sandro Pitthan Espíndola e Doutor Rafael Estrela Nóbrega, e pelo Juiz do Conselho Recursal dos Juizados Cíveis e Criminais, Doutor Paulo Feijó, no Auditório da Corregedoria Geral da Justiça, Desembargador José Navega Cretton, na sexta-feira, 5 de julho, onde foram apresentados ao Plantão Judiciário. Além desses Magistrados, participaram da mesa a Diretora Geral de Apoio à Corregedoria Geral da Justiça (DGAPO), Senhora Vânia Salles Tardin Monnerat, o Diretor da Divisão de Distribuição e de Administração do Plantão Judiciário (DIDIS), Senhor Max Eduardo Mariotti Gonçalves, o Chefe do Serviço de Administração do Plantão Judiciário (SEPJU), Senhor Emilson de Lima Cardoso, a Diretora Geral de Fiscalização e Assessoramento Judicial (DGFAJ), Senhora Simone Ferreira de Oliveira e Cruz, e  a Diretora da Divisão de Acompanhamento e Análise de Indicadores (DIAAI), Senhora Pâmela Maria Veiga da Trindade.

 

Em seu discurso, o Juiz Auxiliar da Corregedoria, Doutor Rafael Estrela Nóbrega, ressaltou a importância da escolha do chefe da serventia pelo Magistrado:

“É importante escolher bem o seu chefe da serventia porque é ele que vai ter a rotina dentro do cartório, e essa integração dele com o juiz e dele com o gabinete também é muito importante. Tem que ser uma troca diária”, disse esse Juiz.

 

Esse Juiz Auxiliar seguiu falando um pouco sobre o vídeo apresentado em que foi mostrado aos novo juízes o “Projeto Bússola”, que fornece mensalmente relatórios que mostram como está a gerência do cartório: 

“O “Projeto Bússola” é um orientador que dá a vocês uma visão do que se tem dentro da serventia. Não deixem de usá-lo, de consultá-lo”.

Além disso, esse Magistrado falou sobre a importância de se alimentar o Banco Nacional de Mandado de Prisão (BNMP):

“Está sendo feita uma higienização no BNMP, e é muito importante, para aqueles que forem para serventias criminais, que, prendeu, soltou, vá direto ao BNMP e faça essa alimentação”, explicou esse Juiz.

O Juiz Auxiliar da Corregedoria, Doutor Sandro Pitthan Espíndola, abriu sua apresentação e falou sobre o Serviço de Promoção e Erradicação do Sub-Registro de Nascimento e Busca de Certidões (SEPEC) que vai auxiliar os novos Juízes de Direito na busca de certidão de nascimento. Em seguida esse Magistrado apresentou as principais normas relacionadas ao Plantão Judiciário:

“Temos basicamente três grandes espécies de Plantões Judiciários: Plantão Judiciário Diurno, Plantão Judiciário Noturno, que abrange o estado do Rio inteiro, e os Plantões de Recesso, que funcionam no recesso de final de ano. Ainda que trabalhemos com sistema informatizado, que possamos despachar de forma remota, a presença do juiz no Plantão Judiciário é muito importante”, disse o Dr. Sandro Pitthan Espíndola.

Em seguida, o Diretor da Divisão de Distribuição e de Administração do Plantão Judiciário (DIDIS), Senhor Max Eduardo Mariotti Gonçalves, apresentou um vídeo explicativo sobre o Plantão e ressaltou que, além do Plantão Diurno e Noturno, existe também o Plantão de segundo grau:

“Nossa logomarca fala: “A Justiça não para!” E de fato é isso. Quando o expediente forense termina, começa o Plantão Judiciário. O Judiciário está à disposição da população 24 horas por dia, todos os dias do ano.”

Esse encontro terminou com uma visita de todos as dependências do Plantão Judiciário.