Autofit Section
Retrato do Desembargador Bernardo Garcez é inaugurado na galeria dos Corregedores-Gerais da Justiça
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 06/12/2021 20:27

 

A tarde desta segunda-feira (06/12) foi marcada com a inauguração do retrato do desembargador Bernardo Moreira Garcez Neto na galeria dos Corregedores-Gerais da Justiça do Estado do Rio de Janeiro. O magistrado recebe a homenagem após ter ocupado o cargo de corregedor-geral fluminense no biênio 2019/2020. 

A solenidade foi conduzida pelo atual corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que destacou a trajetória do homenageado na CGJ: “Esse é um momento que enobrece este Tribunal pelo que representou o desembargador Garcez à frente da Corregedoria. Foram dois anos de muito trabalho e importantes ações empreendidas. Encontrei uma Corregedoria organizada e comprometida com o caminhar ético e a apuração dos fatos”.

O atual corregedor citou alguns dos projetos relevantes do ex-corregedor como o novo Código de Normas Judiciais, a implantação do Processo Sei na esfera da Corregedoria e o PJe Cor. “Deixou um importante legado”, considerou Cardozo ao falar de Garcez.

Em seguida, o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Figueira, falou sobre o desembargador Bernardo Garcez. “Essa homenagem simboliza um magistrado que soube fazer gestão, fez o trabalho que deveria ter sido feito à frente da Corregedoria, o Tribunal da Justiça cumpriu o seu papel naquele momento pela Corregedoria Geral da Justiça. Garcez deixa uma marca de uma gestão administrativa moderna”.

 

Após as palavras do corregedor e do presidente, o retrato do desembargador Bernardo Garcez foi descerrado na Galeria por ele e sua esposa Isa Miranda Junqueira, e pelos magistrados Henrique Fiqueira, Ricardo Cardozo, Teófilo Antonio Filho (corregedor Regional Federal), e Cristina Gaulia (diretora geral da EMERJ),

Ao final, o desembargador homenageado Bernardo Garcez disse que sua trajetória em quase 40 anos de magistratura sempre teve como norte a obediência às normas constitucionais e assim foi também à frente da Corregedoria. “Durante os dois anos como corregedor busquei a ordem da Constituição, a ordem da lei”. O magistrado agradeceu aos presentes e em especial a sua esposa Isa Miranda Junqueira.

A solenidade reuniu autoridades, desembargadores, juízes, servidores e amigos do homenageado.

 

Trajetória

– Corregedor-Geral da Justiça (biênio 2019/2020).

– Membro efetivo do Órgão Especial (12ª vaga dentre os membros efetivos, sendo o 15º na lista de antiguidade).

– Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (biênio 2013/2015).

– Membro eleito do Órgão Especial (biênio 2010/2012).

– Membro suplente do Órgão Especial (2007/2010).

– Presidente da 10ª Câmara Cível do Tribunal (de 2008 até a posse como Corregedor-Geral da Justiça em 2019).

– Desembargador do TJ-RJ desde 2001, promovido por antiguidade.

– Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (biênio 1997/1998).

– Juiz de Direito do TJ-RJ de 1982 a 2001. Juiz titular de Varas Cíveis no interior e na capital, de Família, Fazenda Pública e Empresarial.

– Promotor de Justiça do Estado do Rio de Janeiro por cinco anos, de 1977 a 1982 (concurso de 1976).