Autofit Section
Reunião marca aproximação e diálogo entre Corregedoria e juízes do 7º NUR
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 13/12/2021 19:13

 

 

A Corregedoria Geral da Justiça deu início a agenda de visitas aos Núcleos Regionais (NUR), unidades organizacionais que têm a atribuição de promover e viabilizar a descentralização administrativa no âmbito da 1ª instância. 

O projeto tem como objetivo a aproximação, a troca de experiências e a ampliação do canal de diálogo entre Corregedoria e juízes do 1ª grau.

A primeira visita ocorreu na sexta-feira (10/12) ao 7º NUR, na comarca sede de Teresópolis.

 “Quando assumi a Corregedoria, busquei dar um viés mais humanizado as nossas funções, não só com atuação fiscalizatória, mas também dando apoio, oferecendo ferramentas para a boa prestação jurisdicional. Essas visitas buscam ouvir os juízes, ampliar o diálogo”, considerou o corregedor.

O desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo pôde ouvir cada um dos juízes presentes das Varas do 7º NUR como Teresópolis, Magé, Inhomirim, Guapimirim e Sapucaia, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro.  

Os magistrados contaram sobre as particularidades de suas serventias, quadro de funcionários, digitalização de acervo, produtividade e outros assuntos pertinentes.

 

 

Os juízes auxiliares da CGJ - Luiz Eduardo de Castro Neves, Renata Guarino, Ricardo Lafayette Campos e Fernanda Xavier de Brito - apresentaram alguns dos projetos da Corregedoria, como o Projeto Bússola, a Central de Identificação de Fraudes Processuais (CENIF), o Canal Servidoras Protegidas, o programa de compliance e o Código de Ética e Conduta, o Banco de Boas Práticas, o Prêmio Selo de Boas Práticas e o Plantão Judiciário.  

 

Um dos pontos reforçados pelo corregedor foi a importância de o juiz saber ser gestor de sua unidade. “Ser gestor é ter criatividade, buscar soluções, acompanhar as estatísticas e andamento do juízo e ter metas estabelecidas. Não adianta ser um exímio julgador se não souber gerir”.

Ao final o corregedor agradeceu aos juízes por comparecer à reunião e frisou: “Não estamos em lados opostos e sem juntos. Podem contar com a Corregedoria”.

Participaram da reunião os juízes Carlos Basilio (1ª Vara Civil de Teresópolis), Mauro Guita (2ª Vara Civil de Teresópolis), Marcio Cardoso (3ª Vara Civil de Teresópolis), Rafael Carneiro (1ª Vara de Família de Teresópolis), José Ricardo Aguiar (2ª Vara de Família de Teresópolis), Orlando Feitosa (1ª Vara Criminal de Teresópolis), Marcela Assad (2º Vara Criminal), Vania Gonçalves (Vara da Infância, da Juventude e do Idoso), Carla Correa (I Juizado Civil de Teresópolis), Carlos Elias Gonçalves (II Juizado Civil de Teresópolis),  Erika Carneiro (1ª Vara Civil de Magé), Marianna Medina Teixeira  (Vara Criminal de Magé), Vitor Lima (Vara Civil de Vila Inhomirim), Andre Porto Silva (Vara Criminal de Vila Inhomirim), Rubens Soares Sá Viana Junior (1º Vara de Guapimirim), Rafaela de Oliveira (2º Vara de Guapimirim), e Luiz Olimpio Cardoso (Vara Única de Sapucaia).

Composição do 7º NÚCLEO REGIONAL

Teresópolis (sede)

São José do Vale do Rio Preto

Sapucaia

Sumidouro

Guapimirim

Magé

Fórum Regional de Inhomirim