Autofit Section
Sustentabilidade é compromisso do PJERJ para 2012.
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 20/03/2012 14:43

A consciência da importância de preservação do meio ambiente e o compromisso com o desenvolvimento sustentável estão na escala de prioridades do Tribunal de Justiça, que estabeleceu diversas ações com este foco para serem iniciadas neste ano de 2012. Para formalizar tal compromisso foi realizada uma solenidade, nesta última segunda-feira, dia 19, no salão do Órgão Especial do TJ, com o intuito de lançar a Agenda de Sustentabilidade do Judiciário Fluminense a ser cumprida durante todo o ano de 2012, ano em que a cidade estará sediando a Rio + 20.

Estavam presentes no encontro o Presidente do TJ/RJ, Desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, o Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Antonio José Azevedo Pinto, os Desembargadores Cláudio Dell´Orto, Marilene Melo Alves, Leila Mariano, Jessé Torres , Nametala Machado Jorge, Sidney Hartung Buarque, entre outras autoridades.

O Presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável e Presidente do Grupo de Trabalho para a Rio + 20, o economista Sergio Besserman, foi convidado a palestrar sobre o tema, considerando ser a preservação ambiental um grave problema e um gigantesco desafio. Disse que os hábitos precisam começar dentro de casa e serem incentivados pela família. Destacou que o Rio + 20 tem como focos a desertificação e perda da qualidade do solo, escassez de água doce e o buraco na camada de ozônio. Afirmou serem as mudanças climáticas o fator da crise ambiental, elevação do nível do mar e intensidade das chuvas. Avançar na sustentabilidade é uma condição para o desenvolvimento econômico e social. A preservação dos serviços que a natureza nos oferece tem um impacto direto, imediato e mensurável na qualidade de vida das pessoas”.

O Presidente do TJ/RJ, Desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, enunciou algumas medidas que o Tribunal adotará como: bicicletários nos fóruns, lixeira de coleta seletiva nos andares dos prédios, sistema de captação de água das chuvas, o contracheque dos servidores não será mais em papel e sim virtual acessível no portal do TJ e a virtualização das Câmaras Cíveis.

O Presidente da Comissão Ambiental do TJ, Desembargador Jessé Torres, divulgou a Agenda de Sustentabilidade do PJERJ para 2012, com iniciativas como o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, que inclui o desenvolvimento e a implementação do Programa de Eficiência Energética nos edifícios do Poder Judiciário, a gestão adequada dos resíduos sólidos, com a adesão do Programa de Coleta Seletiva Solidária nas comarcas do interior, qualidade de vida no ambiente do trabalho, onde os riscos em ambientes de trabalho serão mapeados, Educação Ambiental, em que serão capacitados servidores do interior e da capital para atuarem como agentes ambientais e a licitação sustentável, que consiste na elaboração de minuta padronizada de editais de obras e respectivos contratos, de acordo com os requisitos de sustentabilidade.

Galeria de Imagens