Autofit Section
Gestores de Varas de Órfãos e Sucessões participam de encontro com o Corregedor.
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 21/03/2012 18:25

Em continuidade ao projeto “Conversando com o Corregedor”, os participantes desta vez foram os gestores de algumas das Varas de Órfãos e Sucessões da Capital. A iniciativa da Diretoria Geral de Administração (DGADM) visa promover encontros entre o Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Antonio José Azevedo Pinto e sua equipe de Administração Superior com os Gestores das Serventias Judiciais, possibilitando aproximação e entendimento da realidade por eles vivenciada, bem como efetivar melhorias nos processos internos da unidade, traduzindo-se em uma oportunidade de desenvolvimento de canais de comunicação para a gestão, direção, coordenação e reestruturação das atividades organizacionais.

O encontro aconteceu nesta última quarta-feira, dia 21, e contou com a presença, além do Corregedor, da Juíza Auxiliar da CGJ Dra. Maria Helena Pinto Machado Martins, do Diretor Geral da DGADM, Alessandro Valente, da Diretora Geral da DGFAJ, Daniela Gonçalves e dos Gestores da 2°, 3°, 4°, 5°, 7°, 8° e 12° Vara de Órfãos e Sucessões, respectivamente: Christiane Wong, João Edson da Silva Mourão, Débora Cristina Dias de Oliveira, Ivaneli Vieira de Carvalho, Ricardo Luiz Oliva Carneiro, Erica Anjos de Figueiredo e Heloiza Novellino Cardoso.

O Corregedor-Geral deu as boas vindas ao grupo e explicou que o objetivo da reunião informal era ouvir as maiores dificuldades de uma serventia de Órfãos e Sucessões para juntos traçarem os meios de solução, além de propostas de projetos, sugestões de melhoria e até mesmo críticas. “Estamos criando esse diálogo aberto com vocês para que, junto com minha equipe, possamos conhecer suas dificuldades e desafios e buscar ferramentas de melhoria da qualidade do serviço. Vamos colocar no papel tudo que seja viável e resolver. Precisamos olhar com atenção as serventias de órfãos e sucessões já que apresentam peculiaridade, complexidade e especificidade na natureza das ações envolvidas”, disse.

“Em tantos anos como escrivão nunca participei de um encontro como esse. Eu agradeço em nome dos meus colegas a iniciativa”,considerou Ricardo Carneiro, responsável pela 7° Vara de Órfãos e Sucessões. O escrivão enunciou alguns pontos que o grupo considerou importante como: a possibilidade do projeto Justiça pelos Jovens disponibilizar um ajudante para cada vara de órfãos além de dois estagiários de direito, reforçando assim a equipe, já que muitas serventias sofrem com o déficit de servidores; orientar os advogados para que portem sempre a boleta do processo atualizada, quando forem ao balcão de atendimento do cartório; implementar um novo modelo, mais simplificado, da boleta de andamento do processo; unificar os modelos de digitação específicos para varas de órfãos; treinamento de custas através de um curso específico para os servidores de órfãos e sucessões.

A Diretora Geral de Fiscalização e Assessoramento Judicial, Daniela Gonçalves, informou que a Corregedoria disponibilizará o GEAP-C, Grupo Emergencial de Apoio Cartorário, a todas as varas de órfãos da capital, começando com aquelas que mais necessitam. A DGFAJ fará a inspeção detectando as principais áreas de carência como, por exemplo, digitação e processamento, e a partir daí montará a equipe do grupo de apoio que será composta por servidores lotados em outras serventias de órfãos e sucessos já que a matéria é de conhecimento específico.

Ao final o grupo de gestores convidou o Corregedor-Geral a visitar as Varas de Órfãos e Sucessões e o Desembargador agradeceu aceitando o convite.   

 

Galeria de Imagens