Autofit Section
Tribunal de Justiça comemora o Dia do Meio Ambiente.
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 11/06/2012 15:48

Celebrado na última terça-feira, dia 5, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi marcado por uma série de atividades espalhadas em diversos países, com o propósito de conscientização ambiental e preservação do meio ambiente. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor, a Igreja da Penha e a Catedral Metropolitana receberam iluminação verde em homenagem a data. E o Poder Judiciário do Estado também fez sua homenagem, organizando uma série de eventos.

Para iniciar as comemorações do dia, na parte da manhã, houve a abertura da “Primeira Exposição de Artes Visuais com Materiais Recicláveis” do Tribunal de Justiça. Contanto com obras de cinco artistas diferentes, Daruish, D. Lineo, Eduardo Souza, Lúcia Almeida e J.L Almeida, que além de artista plástico, também é servidor do PJERJ.

A cerimônia de abertura foi feita pelo Desembargador Jessé Torres, Presidente da Comissão de Política de Gestão Ambiental do TJ, o qual ressaltou a importância para sensibilização dos indivíduos à preservação do meio ambiente. O Desembargador falou ainda, sobre a essência da Exposição. “Essa arte tem um ‘quê’ especial, nela estão materiais que já teriam cumprido seu ciclo. Esse é o encanto da Sustentabilidade, nada é vazio, nada é a rigor descartado”.

Em seguida, o 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Nametala Machado Jorge, falou sobre os pilares da Sustentabilidade. “Quando falamos de Meio Ambiente, não deve haver hierarquia. Somos todos iguais, independentemente se somos magistrados, serventuários e artistas”, destacou.

Na parte da tarde, foi exibido na Escola de Administração Judiciária (ESAJ), o filme “Fazedor de Montanhas” do diretor Juan Figueroa. Logo após a exibição, houve debate sobre o filme e sua temática.

Para encerrar, foram apresentados o ”Programa de Intervenção Ergonômica”, idealizado pela Doutora Ivany Yparraguirre, médica do TJERJ, e o “Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Resíduos de Saúde”, idealizado pela Divisão de Gestão Ambiental em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), representada pela bióloga e professora da Universidade, Dilma Pimentel.

O “Programa de Intervenção Ergonômica” faz parte do Eixo 3 dos Eixos Temáticos da Agenda A3P, referente a qualidade de vida no ambiente de trabalho. E visa mapear as condições ergonômicas no ambiente de trabalho dos servidores do PJERJ, dessa forma, promovendo a qualidade de vida e melhoria no desempenho de atividades e indicadores de saúde. “Investir na saúde também é investir em produtividade” – afirmou a Dra. Ivany Yparraguirre.

Já o “Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Resíduos de Saúde” faz parte do Eixo 2 da Agenda A3P e tem como objetivo a conscientização dos impactos causados na geração de resíduos e os  riscos de manejo inadequado desse material. “A responsabilidade do gerador vai até a disposição final” – ressaltou Dilma Pimentel. A bióloga ainda acrescentou que “as pessoas devem pensar, primeiramente, em como não gerar o resíduo. Se não tiver jeito, então, pensar em como reduzir, e em último caso pensar na disposição final”.  

No encerramento, também estiveram presentes o Corregedor-Geral da Justiça, Des. Antonio José Azevedo Pinto, o Desembargador Jessé Torres, a Desembargadora Leila Mariano e o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Manoel Rebêlo dos Santos. “O ideal seria que todos os dias fossem dias do Meio Ambiente. Devemos mudar a cultura do desperdício para a cultura da poupança” – destacou o Presidente.

Galeria de Imagens