Autofit Section
Jovens de programas sociais são inseridos no universo da arte sustentável.
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 13/06/2012 18:48

Motivado pela Semana do Meio Ambiente e a Primeira Exposição de Artes Visuais com Materiais Recicláveis do Tribunal de Justiça, o servidor, artista plástico e professor do projeto “Arte e Sustentabilidade”, José Luiz Almeida, deu uma aula prática para seus alunos. Dessa forma, os jovens tiveram a oportunidade de compreender o conceito de cada obra na Exposição do TJERJ e ficaram encantados com a possibilidade de criação artística através da reciclagem.

Idealizado pela Desembargadora Cristina Tereza Gaulea e Coordenado pelo Departamento de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Especiais (DEAPE), “Arte e Sustentabilidade” tem como objetivo inserir menores infratores no universo da arte através de oficinas que os ensinam a criar objetos artísticos com materiais recicláveis. Além de educativo, o projeto também tem caráter terapêutico e possibilita um aumento na renda desses jovens, já que eles podem comercializar suas criações.        Para José Luiz, essa é uma iniciativa inovadora que deve servir de exemplo a outros Tribunais. “Esse projeto é encantador! Promove acessibilidade, conhecimento, aumenta a autoestima desses jovens e até mesmo a renda familiar. A Desembargadora Gaulea tem uma visão socioeducativa tremenda” – destacou o artista plástico.

O programa também oferece oportunidade às mães dos menores através de oficinas de tear e artesanato, ministradas pela artista Lúcia Lima, que aproveita desde caixas de leite a retalhos de tecidos em seus artefatos.

Galeria de Imagens