Autofit Section
Juízes integram oficialmente o Comitê Estadual de Políticas de Erradicação do Sub-Registro.
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 01/08/2012 12:45

A Juíza Coordenadora da Secretaria de Apoio à Comissão de Erradicação do Sub-Registro da Corregedoria, Dra. Raquel Chrispino, e o Juiz Auxiliar da Corregedoria, Dr. Sérgio Ricardo de Arruda Fernandes, foram empossados como integrantes do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica do Estado do Rio de Janeiro.

A cerimônia aconteceu no dia 13 de julho e foi realizada pela Subsecretaria de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos e Territórios, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFRJ.

Compuseram a mesa de abertura o Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Antonio Claret; a Subsecretária de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos e Territórios da SEASDH, Andréa Sepúlveda; a Superintendente de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, Graziela Rocha; a Coordenadora Geral de Promoção do Registro Civil de Nascimento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Beatriz Garrido; e a Gerente do Projeto de Erradicação do Sub-registro de Nascimento Civil e Ampliação do Acesso à Documentação Básica da SEASDH, Tula Brasileiro.

Durante o evento, os organizadores debateram sobre “O Registro Civil de Nascimento e a Documentação Básica no Brasil: questões atuais e o papel dos comitês”. Logo após,aconteceu o depoimento de Alda Borges, que trabalhava como catadora de lixo do Aterro Sanitário de Gramacho. Alda, aos 36 anos de idade, ainda não possuía registro de nascimento, mas conseguiu mudar essa realidade através de um dos mutirões de erradicação do sub-registro organizados pela CGJ e coordenado pela Dra. Raquel Chrispino. “Muito obrigada pelo o que vocês fizeram por mim”, falou Alda com a voz embargada, emocionando o público presente. O encerramento da cerimônia foi feito com a leitura do conto “O Nascimento de um cidadão”, de Moacyr Scliar.

Além do Poder Judiciário, também foram empossados membros de outros órgãos governamentais, como o Ministério Público, as Secretarias de Educação e Saúde, entre outros, e sete instituições da sociedade civil.

 

Galeria de Imagens