Autofit Section
Nova administração do TJERJ toma posse
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 05/02/2013 18:04

Um novo biênio acaba de ser iniciado no Poder Judiciário Fluminense e os gestores para administrar o TJERJ, durante os dois anos, tomaram posse no dia 04 em uma solenidade no Salão Nobre do Plenário.

Como Presidente do TJ, foi empossada a Desembargadora Leila Mariano, primeira mulher a assumir tal função. À frente da Corregedoria Geral da Justiça, atuará o Desembargador Valmir de Oliveira Silva.  Para a 1ª, 2ª e 3ª Vice-Presidências, os Desembargadores Nascimento Antonio Póvoas Vaz, Nametala Machado Jorge e Nilza Bitar. Na Diretoria Geral da Escola da Magistratura do Rio (EMERJ), o Desembargador Sergio Verani.

Também foram empossados os demais membros do Conselho da Magistratura, os Desembargadores Elisabete Filizzola, Marcus Henrique Basílio, Ricardo Couto, Jacqueline Montenegro e Maria Sandra Kayat. Na Comissão de Regimento Interno os Desembargadores Cláudio de Mello Tavares, Odete Knaack de Souza, Antonio Carlos Nascimento Amado, Heleno Ribeiro Pereira Nunes e Alexandre Freitas Câmara. Na Comissão de Legislação e Normas os Desembargadores Mônica di Piero, André Gustavo Correia de Andrade, Maria Angélica Guimarães Guerra Guedes, Cláudio Brandão de Oliveira e Cezar Augusto Rodrigues Costa.

A solenidade foi marcada com muitos discursos emocionados, agradecimentos e planos futuros. A Presidente Leila Mariano reforçou em seu discurso a necessidade de valorização dos magistrados e servidores para que possam sentir-se inseridos no Poder e assim, comprometidos com os resultados e empenhados em consegui-los.Disse também das dificuldades na área tecnológica, entretanto muitos avanços já foram conquistados. “O processo virtual é um caminho sem volta e deve ter seu escopo ampliado. A ele precisaremos nos adaptar, com todas as dificuldades que teremos que superar.”

“Presidir um Poder com a dimensão e complexidade do nosso não é tarefa fácil. Se de um lado, sob o ângulo da representação política, temos que manter e fortalecer o diálogo harmônico e independente com os demais Poderes, nos aproximarmos dos Tribunais Superiores e do Conselho Nacional de Justiça na defesa dos interesses institucionais, manter e fortalecer o diálogo com o Ministério Público, a Defensoria Pública, as Procuradorias da União, do Estado e do Município, com a OAB e com diversos segmentos da sociedade civil, por outro não podemos nos afastar dos cânones da boa governança e obter resultados que deem legitimidade à gestão. É a isso que nos propomos, não só esta Presidente, mas todos os colegas que nesta tarde assumiram cargos de direção”, disse a Desembargadora ao encerrar seu discurso.

Prestigiaram a solenidade autoridades como o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux; o Corregedor Nacional de Justiça, Francisco Falcão; o Governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral; o Vice-Governador do RJ, Luiz Fernando Pezão; o Procurador-Geral de Justiça do Rio, Marfan Martins Vieira; o Presidente da Alerj, Paulo Melo; o Prefeito do Rio, Eduardo Paes; a Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Desembargadora Letícia Sardas; o Defensor Público Geral do Estado do Rio, Nilson Bruno Filho; o Presidente da OAB/RJ Felipe Santa Cruz; o Reitor da UFF, Professor Roberto Souza Salles, entre outros.

Galeria de Imagens