Autofit Section
Corregedoria apoia novo recurso de prevenção de litígio
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 14/02/2013 18:37

O Banco Itaú, em parceria com o TJERJ, inaugurou no dia 14, uma ferramenta inovadora na busca pela negociação e conciliação com clientes que procuram o Judiciário. É o chamado “totem de conciliação do Itaú”, uma base eletrônica com vídeo conferência e telefone para que o cliente possa efetuar sua reclamação diretamente com a central de atendimento do Itaú.

Um preposto do banco treinado especialmente para esse tipo de atendimento buscará a conciliação e a melhor solução do conflito. Alcançado o acordo, será gerada a minuta de acordo extrajudicial a ser assinada pelo cliente. Dessa maneira evita-se a demanda aos Juizados Especiais, já que todo o procedimento será resolvido entre as partes, sem a necessidade de acionar o Judiciário, evitando os litígios na Justiça.

A Diretora Jurídica do Banco Itaú, Claudia Politanski,explicou que o recurso será útil às duas partes. O banco reduzirá a perda de clientes e se aproximará mais dos mesmos e o cliente por sua vez, evitará o estresse de um litigio judicial.

A Presidente do TJERJ, Des. Leila Mariano, considerou a iniciativa como um “ajustamento de conduta mútua”, incentivando que a solução dos conflitos não seja de total competência do Judiciário e também responsabilidade das empresas envolvidas.

O Corregedor-Geral da Justiça, Des. Valmir de Oliveira Silva, e o Juiz Auxiliar da CGJ, Dr. Paulo Jangutta, compareceram a inauguração representando a Corregedoria Geral da Justiça que apoia a iniciativa do método alternativo de solução de conflito.

Também estiveram presentes a Presidente da Comissão dos Juizados Especiais – Cojes, Desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira; os Juízes Auxiliares da Presidência Joaquim Domingos e Valéria Pachá; o Juiz Dirigente do 13º Núcleo Regional – NUR, Dr. Augusto Alves Moreira Junior; os Superintendentes do Itaú Luis Vicente Chiara, Adriana Gouveia e Claudia Biasetto; os Diretores Jurídicos do banco Sergio Fernandes e Claudia Politanski; e o Gerente Jurídico Carlos Renato Godoy.

O Totem está instalado no Fórum Central, na sala 113, corredor A, 1° andar,  no Núcleo de 1º Atendimento dos Juizados Especiais Cíveis.

Galeria de Imagens