Autofit Section
Juízes auxiliares da CGJ palestram aos magistrados aprovados no XLIV concurso
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 05/06/2013 18:08

Na sequencia de boas vindas aos novos integrantes da magistratura fluminense, os juízes auxiliares da Corregedoria Geral da Justiça organizaram uma palestra com a finalidade de explicar a função que cada um exerce e compartilhar experiência com os colegas recém empossados.  O evento, que teve a abertura feita pelo Corregedor-Geral, Des. Valmir de Oliveira Silva, aconteceu na última terça-feira (04) no Auditório da CGJ, localizado no 7º andar do Fórum Central. E contou, ainda, com a presença do Desembargador Sérgio Verani, Diretor da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ), e dos Juízes Dr. Marcel Laguna, dirigente do 1º NUR, Dra. Denise Nicoll e Dr. André Nicolitt.

A palestra foi conduzida pelo juiz auxiliar da CGJ, Dr. Sérgio Arruda. “A Corregedoria exerce esta árdua função de fiscalizar e exigir o exercício de normas, conduta ética, correta e legal dos seus servidores e magistrados. Tem também a obrigação de aplicar as regras disciplinares quando há um desvio no exercício dessas condutas. É uma atividade absolutamente necessária para todos os fins profiláticos, pedagógicos e administrativos” – destacou. “Além disso, nós temos toda uma parte de administrar a 1ª Instancia da Justiça Estadual. Administrar é um exercício diário de criatividade e imaginação. Administrar não é sentar-se diante de um problema e o ficar admirando, é necessário encontrar uma solução”. – acrescentou o magistrado que é responsável pela área de fiscalização e normatização das atividades dos serviços extrajudiciais.

Falou também o Dr. Carlos Gustavo Direito, juiz auxiliar responsável pela Comissão Permanente de Processo Disciplinar (COPPD); Dr. Rafael Estrela, juiz auxiliar e membro da Coordenadoria dos Juizados Especiais Criminais em Eventos Esportivos e Grandes Eventos (CEJESP), que atua nos processos disciplinares em face de magistrados e servidores; Dr. Rodrigo Faria, juiz auxiliar responsável pela parte judicial com foco na melhoria da prestação jurisdicional; Dr. Adriana Moutinho, juíza auxiliar responsável pela área criminal e assuntos afetos à área extrajudicial; Dr. Paulo Roberto Sampaio Jangutta, juiz auxiliar responsável pela área de pessoal e coordenação do Departamento de Apoio aos Núcleos Regionais.  “Como já foi dito pelo próprio Corregedor e eu reforço, a Corregedoria estará sempre de portas abertas a vocês. Desejo que todos pratiquem a boa justiça e consigam cumprir bem essa missão, que é muito grandiosa” - disse o Dr. Paulo Jangutta, encerrando o evento.

Ao final, os novos juízes retornaram para EMERJ, onde iniciaram um curso de preparação, com quatro meses de duração, antes de assumirem a função de juiz substituto.

Galeria de Imagens