Autofit Section
ARPEN-RJ E CGJ criam sistema que facilitará a obtenção de certidões de nascimento, casamento, óbito e de interdições e tutelas
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 12/06/2013 15:25

 A partir do dia 1º de julho entrará em funcionamento a Central Eletrônica de Registro Civil (CRC), desenvolvido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (ARPEN-RJ) em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ). O sistema oferecerá ao usuário fluminense a possibilidade de solicitar certidão do Registro de Nascimento, Casamento, Óbito e de Interdições e Tutelas em qualquer cartório de RCPN do estado. Dessa forma, a solicitação não precisará mais ser feita exclusivamente no cartório onde foi feito o registro. Isto é, se o registro de casamento foi feito em Campos dos Goytacazes, por exemplo, o interessado poderá obter uma certidão em qualquer cartório de RCPN situado em todo o estado do Rio de Janeiro. E, mais à frente, a CRC estará interligada com outros estados da Federação, permitindo a obtenção de certidões provenientes de cartórios de RCPN de outras localidades do país.

Usando a mesma logística das Unidades Interligadas, projeto que favorece o procedimento do Registro de Nascimento em outros cartórios de RCPN além daquele responsável pelo posto no hospital maternidade, essa mesma plataforma,que já vem facilitando a comunicação virtual entre os cartórios desde 2012, servirá também para esta importante finalidade em prol da sociedade. “A Corregedoria já vem trabalhando junto com a ARPEN o desenvolvimento tecnológico das questões de Registro Civil. Através dessa parceria alcançaram-se algumas conquistas importantes, tornando o procedimento entre os cartórios mais ágil e menos oneroso. A CRC, sem dúvida, é mais uma dessas conquistas” – Disse Dr. Sérgio Ricardo Fernandes, juiz auxiliar da CGJ responsável pelas atividades dos serviços extrajudiciais. “Para o usuário essa vantagem também pode ser considerada significativa, já que ele poderá ir a qualquer balcão de RCPN no estado e solicitar uma certidão de Registro de Nascimento, Casamento ou Óbito” – acrescentou o magistrado.

No dia 24 de junho a Corregedoria promoverá em seu auditório uma palestra aos Registradores, com o propósito de apresentar o funcionamento da Central Eletrônica de Registro Civil. O encontro terá inicio às 14h, no auditório Desembargador José Navega Cretton, localizado no 7º andar da Lâmina I, do Fórum Central. 

Galeria de Imagens