Autofit Section
DIATI discute tema em Estudo de Caso
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 12/07/2013 15:24

A Divisão de Apoio Técnico Interdisciplinar da Corregedoria Geral da Justiça, DIATI, instituiu um espaço planejado para a troca de experiências reunindo profissionais de diferentes áreas, entre psicólogos, comissários de infância e juventude, assistentes sociais, psicanalistas e advogados. O projeto intitulado “Estudo de Caso”, leva a debate um caso concreto, seus impasses e questionamentos, as angustias dos profissionais envolvidos e expectativas dos participantes.

Os encontros iniciaram-se em Junho de 2013, e serão realizados dois encontros a cada mês com duração média de três horas e cerca de 20 profissionais convidados. No primeiro encontro, o tema escolhido foi “Devolução de Crianças”, e a exposição foi feita pela psicóloga Aline Diniz, da Vara da Infância, Juventude e do Idoso da Capital.

As discussões e reflexões do último encontro, ocorrido dia 12 de Julho, giraram em torno do Depoimento Especial e a exposição foi feita pela Diretora do DIATI e psicóloga, Sandra Levy e equipe do Núcleo de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes, NUDECA.

O Depoimento Especial é uma forma diferenciada de realizar a oitiva de crianças e adolescentes, vítimas ou testemunhas de situações de violência ou crimes. A sala tradicional de audiência é substituída por um espaço criado especialmente para que a criança não se sinta inibida, coagida ou ameaçada.  Simultaneamente, o juiz, defensor público e promotor de justiça assistem e podem se comunicar com a equipe através de telefone e ponto eletrônico.  Dessa maneira,  criança e acusado não ficam no mesmo ambiente, contribuindo para que oitiva ocorra sem mais traumas para a criança.    

Galeria de Imagens