Autofit Section
DGFEX amplia projeto para outros Núcleos Regionais
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 17/09/2013 12:21

O projeto “INTEGRAÇÃO DOS NÚCLEOS REGIONAIS COM OS PROJETOS DE FISCALIZAÇÃO EXTRAJUDICIAL DA CGJ”, da Diretoria Geral de Fiscalização e Apoio às Serventias Extrajudiciais - DGFEX continua visitando as equipes de fiscalização e disciplina nos NURs.

Nos dias 03 e 04 de setembro, a equipe da DGFEX esteve presente nas sedes do 5º Núcleo Regional, em Volta Redonda, e do 7º Núcleo Regional, em Vassouras.  No dia 11 de setembro foi a vez do 4º Núcleo Regional, em Duque de Caxias.

Em Volta Redondaa equipe da DGFEX foi recebida pelo Dr. Luiz Cláudio Silva Jardim Marinho, Juiz de Direito responsável pelo 5º NUR, durante o mês em curso, que participou da reunião com a equipe de fiscalização e disciplina. Estiveram presentes 31 representantes dos Serviços de Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Pinheiral, Porto Real, Quatis, Resende, Itatiaia, Rio das Flores e Valença

Em Vassouras, a equipe da DGFEX foi recebida pelo Dr. Victor Silva dos Passos Miranda, Juiz de Direito Dirigente do 7º NUR, que participou da reunião com os Delegatários, titulares e responsáveis pelos Serviços Extrajudiciais, e destacou que a equipe local atua de forma conjunta e coesa com a Corregedoria no apoio e na fiscalização das atividades na região.  Estiveram presentes 15 representantes dos Serviços de Vassouras, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paty do Alferes e Piraí.

No 4º Núcleo Regional foram 53 representantes presentes dos Serviços Extrajudiciais de Duque de Caxias, Belford Roxo, Guapimirim, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti. O ponto principal abordado foi a necessidade de se melhorar o atendimento à população através de investimentos na qualidade e na tecnologia dos Serviços Extrajudiciais.

Nos encontros foi feita uma exposição dos projetos tecnológicos que impactarão as atividades extrajudiciais e a fiscalização exercida pela Corregedoria Geral da Justiça, tais como o selo eletrônico e o selo digital. Também foram abordadas questões relacionadas ao Protesto das Certidões de Dívida Ativa e dos sistemas de Unidades Interligadas e Central de Certidões.

Destacou-se a importância do Serviço prestado pelos notários e registradores ao cidadão, afirmando-se necessidade de investimento na qualidade do atendimento e na prestação de um serviço público de qualidade, como um dever e um compromisso da Corregedoria e dos responsáveis diretos pela prestação do serviço público.

O objetivo do projeto é integrar as equipes de Servidores dos Núcleos Regionais à equipe da DGFEX, dando-lhes apoio e capacitação na execução de suas atribuições no âmbito regional. Futuramente serão agendadas fiscalizações em conjunto, unindo a experiência da DGFEX com o conhecimento da realidade local pelo NUR, de forma a dotar os procedimentos fiscalizatórios com maior grau de integração e efetividade.

O projeto prossegue no mês de outubro, com as visitas ao 3º (Petrópolis) e ao 9º (Nova Friburgo) Núcleos Regionais.

Galeria de Imagens