Autofit Section
162 novos servidores são nomeados
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 15/05/2014 15:17

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro reforçou sua equipe de servidores com a nomeação de 161 Técnicos de Atividade Judiciária e um Analista Judiciário sem especialidade, aprovados no XLII e XLIII concursos para o Poder Judiciário Fluminense.

A cerimônia de nomeação ocorreu nesta quinta-feira (15) sendo os aprovados recepcionados pela Presidente do TJRJ, Des. Leila Mariano, pela Juíza Auxiliar da Presidência, Dra. Maria Paula Gouvêa Galhardo, pelo Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Dr. Paulo Jangutta, pela Diretora-Geral de Gestão de Pessoas, Beatriz Bezerra de Menezes Souza Gaspar e pela Chefe de Gabinete da Presidência, Regina Célia.

A Presidente do TJRJ, Des. Leila Mariano contou que há quase 45 anos ela estava na mesma posição que os servidores recém-aprovados e afirmou que apesar de tantos anos o entusiasmo pela carreira continua até hoje. Aconselhou os novos servidores a trabalharem sempre com afinco, dedicação e pela busca de serem sempre os melhores naquilo que fazem. Pontuou a importância do conhecimento em informática devido ao avanço do processo eletrônico. E finalizou: “Desejo que sejam felizes na nova casa e que sigam o juramento da causa pública: ‘vontade de servir ao jurisdicionado’. O trabalho desempenhado por vocês são verdadeiros ‘braços’ do Judiciário”. E informou os números atuais do TJRJ: “1,5 milhão de processos esperam por vocês”.

Os novos servidores assistiram a um vídeo de boas-vindas e sobre a estrutura do Poder Judiciário. Após receberam as Portarias referentes à nomeação e à lotação. Também iniciaram na data de hoje o período de estágio probatório e o Programa de Integração Funcional (PIF), ministrado pela Escola de Administração Judiciária, ESAJ. Trata-se de um curso intensivo para compreenderem o amplo sistema da Justiça e o que a instituição espera de cada um deles. Além das aulas práticas nas serventias, o PIF engloba palestras de capacitação, com os temas Direitos e Deveres Funcionais, Meios Alternativos de Solução de Conflitos, Noções de Linguagem Jurídica, Comunicação e Excelência no Atendimento, Sustentabilidade, entre outros.“O estudo é uma exigência do Tribunal com capacitação contínua, essencial a uma carreira funcional, onde não há inamovibilidade. É preciso entender as múltiplas competências e matérias de atuação de um servidor do TJRJ”, considerou a Presidente.

Até hoje foram nomeados 877 novos servidores aprovados em concursos com Editais de 05 de Janeiro de 2012. Foram 353 Analistas Judiciários e 524 Técnicos de Atividade Judiciária. Nesta gestão foram 714 nomeações. Estão programadas mais 40 convocações que devem acontecer ainda em Maio.

Sobre as lotações

Um grupo de estudos, denominado GT-LOTAÇÃO, formado em conjunto pela Presidência e Corregedoria analisa cuidadosamente a lotação de cada servidor, com base em estudo previamente feito. Identificado um diagnóstico com sugestão de medidas é feita a equalização das lotações, mediante distribuição de servidores dirigidos àquelas unidades judiciais identificadas como de carência mais acentuada.  O GT LOTAÇÃO foi instituído pelo Ato Conjunto nº 25/2013, publicado em 03/06/2013.

Galeria de Imagens