Autofit Section
Corregedora fala sobre a política de remoções
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 21/05/2015 19:16

Na tarde desta quarta-feira (04/05), a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo, e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, se reuniram com servidores do 1º Núcleo Regional (NUR), em continuidade a agenda de visitas aos 13 Núcleos Regionais.

As reuniões têm como objetivo ouvir sugestões e reinvindicações para a melhoria da rotina de trabalho e a prestação jurisdicional. “Essas reuniões nos ajudarão a manter uma maior aproximação entre os servidores e a administração do Tribunal, no sentido de que possamos entender melhor as dificuldades enfrentadas em suas rotinas, assim como nós queremos que vocês também conheçam as nossas dificuldades. É preciso que vocês saibam quais são as limitações com que lida a administração” – destacou a corregedora-geral da Justiça.

A desembargadora aproveitou a oportunidade para discorrer acerca da carência de servidores: “O Tribunal enfrenta um problema que é o de pouco material humano do qual dispomos. Há carência em relação aos juízes, mas é maior em relação aos servidores” – afirmou.  “Não termos mão de obra suficiente para atender as necessidades de trabalho é um problema que aos poucos, não somente os servidores, mas também os magistrados ficam sobrecarregados. Desta forma, visualizamos que algumas serventias possuíam mais serventuários que outras. Esta é uma situação insustentável porque os colegas que estão nessa condição, acumulam um trabalho desumano. Foi assim que enxergamos a necessidade de equalizar melhor a mão de obra e de forma emergencial. Evidentemente, não temos pessoal sobrando, partimos da situação de falta, e por isso  partimos para as remoções”.

Ela ainda destacou o Programa de Aposentadoria (PIA) como uma das soluções idealizadas pela Presidência para a questão, na medida em que vai permitir a chamada de concursados em número superior aos que se retiram.

Participaram também da reunião os juízes auxiliares da Corregedoria João Luiz Ferraz de Oliveira Lima e Daniella Prado; o presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; o juiz auxiliar da Presidência, Luis Márcio Vitor Alves Pereira; o diretor-geral de Gestão de Pessoas, Gabriel Albuquerque; e o assessor jurídico da Presidência do TJRJ, Rodrigo Lourenço.

Galeria de Imagens