Autofit Section
Corregedora participa de cerimônia de premiação do 4º Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 18/11/2015 13:01

O direito à dignidade humana foi o tema predominante na noite dessa segunda-feira, dia 16, durante a premiação dos vencedores da 4ª edição do Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos e do Concurso Cultural de Monografias Jurídicas para Magistrados do Estado do Rio de Janeiro Desembargador Aloysio Maria Teixeira. A corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Augusta Vaz, e o presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho,  participaram da cerimônia, realizada no Theatro Municipal.

Os vencedores do 4º Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos foram: a acadêmica Caroliny Dellaparte, na categoria Trabalhos Acadêmicos; os jornalistas Rafael Pinto Soares e Luã Marinatto, do Jornal Extra, na categoria Reportagens Jornalísticas; e o projeto “Mundo Novo de Cultura Viva”, na categoria Práticas Humanísticas. Eles receberam prêmios em dinheiro, que variam entre 5 e 15 mil reais. Os três primeiros colocados de cada categoria também receberam um troféu estilizado com o rosto da juíza Patrícia Acioli.

O juiz Alexandre Guimarães Gavião Pinto foi o vencedor do Concurso Cultural de Monografias Jurídicas para Magistrados do Estado do Rio de Janeiro Desembargador Aloysio Maria Teixeira, com o tema “O Poder Judiciário Como Fiel da Balança nos Poderes da República e seu Relevante Papel Protetor Vigilante dos Direitos Fundamentais”.

Durante a solenidade, a corregedora-geral da Justiça entregou o prêmio de 2º lugar da categoria Reportagens Jornalísticas à repórter Thais Lazzeri, da Revista Época, que concorreu com a reportagem “Minha Cela, Minha Vida”.

 

A 4ª edição do Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos, coordenada pelo presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juiz Rossidélio Lopes da Fonte, teve como mestres de cerimônias os atores Lucinha Lins e Jorge Pontual. Também participaram do evento o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski; o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Cardeal Tempesta, a 1ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Maria Inês da Penha Gaspar, e o procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, entre outras autoridades.

Após a entrega dos prêmios, o público foi agraciado com as apresentações da cantora Mart'nália, da Banda Urca Bossa Jazz, da Orquestra Sinfônica Maré do Amanhã, da Escola de Dança Maria Olenewa, do Coral da Fundação Xuxa Meneghel e do Circo Crescer e Viver.

Confira, abaixo, a relação dos trabalhos premiados.

• Categoria Práticas Humanísticas

Mundo Novo de Cultura Viva

Associação Civil Quintal da Casa de Ana

Projeto Reconstruir

Menções Honrosas:

Movimento de Mulheres de São Gonçalo

Instituto Chefs Especiais

• Categoria Trabalhos Acadêmicos

Caroliny B. A. Dellaparte (A Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho Mediante Novos Instrumentos: O Teletrabalho e os Avanços Tecnológicos na Comunicação e Informação)

Maria Beatriz Pereira Corrêa (A Mediação de Conflitos Como Mecanismo Colaborador na Construção da Cidadania)

Marta Raquel de Paula Santos (Por uma Nova Sociedade a Busca de Novos Cidadãos)

• Categoria Reportagens Jornalísticas

Rafael Pinto Soares e Luã Marinatto – Jornal Extra (Minha Casa, Minha Sina)

Thais Lazzeri – Revista Época (Minha Cela, Minha Vida)

Marcela Freitas da Mata – Jornal O São Gonçalo (Abrigos)

Menções Honrosas

Rafael Luiz Azevedo – Site Verminosos por Futebol (Ceguim, o técnico que tudo vê)

Vinícius Bezerra Brandão – Uniceub (Dança Inclusiva)

• Concurso Cultural de Monografias Jurídicas para Magistrados do Estado do Rio de Janeiro Desembargador Aloysio Maria Teixeira

Juiz Alexandre Guimarães Gavião Pinto (O Poder Judiciário Como Fiel da Balança nos Poderes da República e seu Relevante Papel Protetor Vigilante dos Direitos Fundamentais).

 

Fontes:

Assessoria de Imprensa do TJRJ e Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj).  

Galeria de Imagens