Autofit Section
Assistentes sociais do TJRJ promovem mais uma edição do Ciclo de Debates
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 27/11/2015 16:11

O auditório da Corregedoria Geral da Justiça, Auditório Desembargador José Navega Cretton, foi palco para mais um Ciclo de Debates do Serviço Social do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). O encontro aconteceu na manhã da última terça-feira, dia 24, e contou com a palestra da professora da escola de Serviço Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), Rita Cavalcante, sob a temática “Interdisciplinaridade e o Exercício Profissional”. 

Durante o encontro, a palestrante expôs os desafios e possibilidades da prática interdisciplinar nos diferentes campos de inserção profissional de assistentes sociais. Além de apresentar conceitos trouxe, a partir de sua experiência na Saúde, elementos que dialogam com a prática do Serviço Social no Poder Judiciário, ressaltando a interlocução com o Direito e a Psicologia.    Segundo a comissão organizadora do evento, nesse debate buscou-se refletir que Interdisciplinaridade acontece quando os profissionais envolvidos têm consciência do que é privativo à sua profissão, afastando-se assim da tendência ao ecletismo de atuação profissional.

Já na parte da tarde, os debates foram voltados para os estagiários de Serviço Social do TJRJ, em um espaço cedido pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ). 

A programação constou de duas mesas. A primeira com o tema “Articulação supervisão de campo e supervisão acadêmica” que teve como expositores Rodrigo Teixeira, membro da ABEPSS – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social; Marcelo Luciano Vieira, professor ESS/PUC-RJ; Francine Helfreich, professora da ESS/UFF; e Rosa Maria Vieira, assistente social do TJRJ/ ETIC Serviço Social - Itaperuna. Os palestrantes abordaram a importância da interlocução entre a Academia e o campo de estágio e os instrumentos que viabilizam essa aproximação. Também foi ressaltado o compromisso com a supervisão direta, sendo esta fundamental para a qualidade do processo de realização do estágio supervisionado em Serviço Social e a formação do futuro profissional.

                A segunda mesa, com o título “A contribuição do estágio para o processo de formação profissional: relato de experiências”, trouxe a apresentação das atividades de estágio, estabelecendo o diálogo campo e instituição de ensino e refletindo acerca do processo de formação profissional. Participaram desta mesa os estagiários Patrícia da Costa Rosinha (1º NUR), Paola dos Santos Vieira (SEASO), Pedro Paulo Telles Leão (ETIC- Itaperuna), Soraya da Costa Martins (VIJI-Niterói), Jessica da Silva de Souza (SEPEC) e Thayana Vianna de Melo (CPMA- Capital).

Sobre o Ciclo de Debates do Serviço Social do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Idealizado e organizado pela Comissão de Formação Permanente dos assistentes sociais do TJRJ, com apoio do Serviço de Apoio aos Assistentes Sociais – SEASO, esse Ciclo de Debates tem como objetivo a promoção de discussões pertinentes à prática do Serviço Social no Judiciário fluminense.

O primeiro encontro aconteceu no mês de outubro e contou com a palestra “Sigilo Profissional e a Autonomia Técnica”, ministrada pelo professor da escola de Serviço Social da UFRJ, Charles Toniolo de Sousa.

No próximo dia 14 de dezembro acontecerá a última palestra do Ciclo, encerrando a programação do ano. Os interessados poderão conferir a palestra “Trabalho em Rede: a busca pela intervenção coletiva” que será ministrada pelo Mestre em Serviço Social e assistente social do TJRJ, Caio Schaffer.

Galeria de Imagens