Autofit Section
PJERJ fortalece seu compromisso com a gestão ambiental através do Plano de Logística Sustentável
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 30/11/2015 18:17

Auditório lotado: magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) sensibilizados pela temática Sustentabilidade. Era esse o clima notório para quem esteve presente no lançamento do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário (PLS-PJ) que reforça o compromisso da gestão pública com as causas ambientais. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 30, no auditório Antonio Carlos Amorim, no 4º andar do Fórum Central. O presidente do TJRJ, desembargador Luis Fernando Ribeiro de Carvalho; a corregedora-geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargadora Maria Augusta Vaz; e o desembargador Jessé Torres, presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Sustentabilidade do TJRJ (Cosus); compuseram a mesa de abertura da solenidade.

Para marcar o lançamento do Plano de Logística Sustentável, o Tribunal de Justiça fluminense promoveu ainda a palestra “Os grandes desafios mundiais na Encíclica Ecológica – Laudato Si” ministrada pelo reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), padre Josafá Carlos de Siqueira.

Reconhecido por seu ativismo na área ambiental, o reitor norteou sua palestra na encíclica do Papa Francisco publicada pelo Vaticano em junho de 2015. No documento, o Papa manifesta um alerta contra o consumismo e o desenvolvimento irresponsável, fazendo um apelo à mudança e a unificação das ações para combater a degradação ambiental. Partindo desse princípio, o palestrante abordou questões que envolvem as mudanças climáticas; o uso consciente dos recursos naturais, principalmente a água; a preservarão da Biodiversidade; e a educação voltada para a Sustentabilidade, ressaltando que o meio ambiente é um bem coletivo, patrimônio de toda a humanidade e responsabilidade de todos.

Também marcaram presença no evento o diretor-geral da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj), desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa; a presidente da associação Brasileira de Recursos Humanos, Leyla Nascimento; e a presidente do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico, Samyra Crespo.

 

 Plano de Logística Sustentável

O Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro foi elaborado em cumprimento à Resolução nº 201/2015 do CNJ. Tal resolução dispõe sobre a criação e competências de unidades ou núcleos socioambientais nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário e implantação do respectivo Plano de Logística Sustentável (PLS-PJ). O plano do TJRJ se baseia em sete eixos: “Uso Racional dos Recursos Naturais”, “Gestão Adequada dos Resíduos Sólidos”, “Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho”, “Educação, Comunicação e Sensibilização Ambiental”, “Licitações Sustentáveis”, “Construções Sustentáveis” e “Responsabilidade Social”.

A implantação do PLS-PJ é coordenada pela Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Sustentabilidade do TJRJ (Cosus).

Galeria de Imagens