Autofit Section
Corregedora prestigia posse da nova presidente da AMAERJ, juíza Renata Gil
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 16/02/2016 17:45

A juíza Renata Gil de Alcântara Videira foi eleita presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ) para o biênio de 2016-2017. A solenidade de posse ocorreu ontem (15/02) no salão do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). A cerimônia reuniu diversas autoridades, entre elas a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Augusta Vaz.

Compareceram também ao evento a senadora Ana Amélia Lemos; o vice-governador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles; o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani; o presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho; a 1ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Maria Inês da Penha Gaspar; o defensor público-geral do Rio, André Luís Machado de Castro; entre outras autoridades.

Em seu discurso de posse, a nova presidente, primeira mulher a exercer a função, destacou: "Fui a primeira juíza a concorrer a uma eleição associativa neste Estado e tenho a honra de ter sido a primeira eleita. A nova AMAERJ se propõe a apresentar  à alta administração medidas concretas de democratização interna. Uma delas é a participação de juízes - que têm por dever apresentar resultados e cumprir metas - nas diversas comissões internas e externas com impacto direto na qualidade e efetividade da prestação jurisdicional".

Sobre a nova presidente

A juíza Renata Gil de Alcântara Videira foi eleita com 457 votos do total de 826 associados, substituindo o juiz Rossidélio Lopes da Fonte na Associação. Presidirá a AMAERJ durante o biênio 2016-2017.

Juíza há 18 anos, formada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), atuou nas comarcas da Capital, Conceição de Macabu, Silva Jardim e Rio Bonito. Titular da 40ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro desde 2008 é reconhecida pelo engajamento e competência na área criminal, julgando processos de presos de alta periculosidade, crime organizado e milícia. A magistrada integrou a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla) e foi idealizadora da Central de Assessoramento Criminal (CAC). Entre os anos de 2011 e 2013, foi vice-presidente de Direitos Humanos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

A nova presidente tem como foco: unir esforços com outras instituições para fortalecer a magistratura, como a aliança com a AMB; democratização do Judiciário, com a participação dos juízes em eleições para a administração do TJRJ; implantação de plataforma eletrônica de designações e movimentação de juízes, que atenda a critérios objetivos, com acesso a todos os magistrados; transparência e diálogo com os demais Poderes e com a sociedade.

Membros da diretoria da AMAERJ

Além da presidência, os demais cargos da diretoria da Associação foram preenchidos para o biênio. São os juízes: 1º Vice-Presidente - André Gustavo Correa de Andrade; 2º Vice-Presidente - Ricardo Alberto Pereira; Secretário Geral - Luís Alfredo Carvalho Júnior; 1º Secretário - Rita de Cássia Vergette Correia; 2º Secretário - Eunice Bitencourt Haddad; 1º Tesoureiro - Alessandra de Araújo Bilac Moreira Pinto; 2º Tesoureiro - Simone Araújo Rolim.

Galeria de Imagens