Autofit Section
Inscrições abertas para curso de capacitação de entrevista forense com crianças vítimas de abuso sexual
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 11/03/2016 13:48

A Corregedoria Geral da Justiça, através da Divisão de Apoio Técnico Interdisciplinar (DIATI), promoverá curso de capacitação aos servidores com especialidade do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Aos psicólogos, comissários de Justiça e assistentes sociais que queiram se aprofundar no tema violência sexual infantil e metodologias de entrevistas com as vítimas, será uma ótima oportunidade.

As aulas ocorrerão nos dias 6,7 e 8 de abril na Escola de Administração Judiciária (ESAJ), e computarão pontos aos servidores participantes. As inscrições já estão abertas. Podem ser feitas através do email nudeca@tjrj.jus.br ou pelo telefone 3133-3192 / 1890.

O curso é de iniciativa do Núcleo de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes (NUDECA), setor que atende as demandas das Varas Criminais, Infância e Juventude e Idoso, Família, e os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em casos de violência sexual, física e psicológica contra crianças e adolescentes. No ano de 2015, realizou mais de duzentos depoimentos de crianças e adolescentes, principalmente vítimas ou testemunhas de abuso sexual.

O objetivo é capacitar os servidores que lidam com a difícil e delicada função de colher depoimentos de crianças e adolescentes. Através da técnica da entrevista cognitiva, que tem por objetivo o resgate de memórias, o papel dos profissionais que atuam como entrevistador consiste em facilitar a expressão da criança ou adolescente, visando reduzir os riscos de revitimização.

Confira na íntegra a programação do curso:

Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense com Crianças Vítimas de Violência Sexual

30 horas pela ESAJ



DIA 6/4/2016 – 09:00 - 17:00 Desenvolvimento Infantil e Entrevista Forense

Marília Lobão- Psicóloga- Secretária da Secretaria Psicossocial Judiciária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – SEPSI

Temas:
. Apresentação das facilitadoras e dos participantes
. Porque realizar a escuta especial de crianças? Aspectos éticos, perfil para a tarefa e habilidades do entrevistador.
. Estrutura da entrevista forense em discussão pelo CNJ. Apresentação das Etapas.
. Importância do conhecimento sobre desenvolvimento infantil, escuta atenta e a influência dos diferentes tipos de perguntas em crianças e adolescentes;

Dr. Palmyr Virgínio da Silva Junior - Psiquiatra infanto-juvenil
Tema: Desenvolvimento infantil – Noções básicas

DIA 7/4/2016 - 09:00 -17:00 Entrevista Forense – Introdução, desenvolvimento de vínculo, fornecimento de diretrizes, prática narrativa e diálogo sobre a família.
Marília Lobão- Psicóloga- Secretária da Secretaria Psicossocial Judiciária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – SEPSI


Temas:
. Uso estratégico dos tipos de perguntas /Técnicas de escuta ativa
. Entrevista Forense – Introdução, desenvolvimento de vínculo, fornecimento de diretrizes, prática narrativa e diálogo sobre a família.
. Transição, Descrição Narrativa e Perguntas de Acompanhamento
. Atividades práticas

DIA 08/04/2016 Questões psicossociais e abordagem com crianças relutantes
Marília Lobão- Psicóloga- Secretária da Secretaria Psicossocial Judiciária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – SEPSI
Temas:

. Protocolo NICHID
. Abordagem sobre Crianças relutantes
. Questões psicossociais a serem levadas em conta
. Entrevista forense prolongada / Atividade prática

. Construindo uma relação de parceria com a sala e audiência

Galeria de Imagens