Autofit Section
Presidência e Corregedoria assinam Ato que estimula adoção no estado
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 25/05/2016 00:43

Nesta quarta-feira, dia 25, data em que é celebrado o Dia Nacional de Adoção, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, e a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Augusta Vaz, assinaram um Ato Executivo Conjunto que institui o programa “Adoção em Pauta”. A iniciativa reforça o projeto como uma política pública permanente do Judiciário, além de estimular a adoção no estado.

 “Adoção em Pauta” foi idealizado pela Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e Juventude (Cevij) em parceria com juízes que atuam nas Varas de Infância e Juventude. O programa visa à mobilização de magistrados para fazer mutirões de adoção durante o mês de maio de todos os anos. “As crianças que estão aptas para adoção, muitas vezes não têm o perfil para atender as expectativas dos adotantes. O desafio do juiz é, exatamente, juntar esses perfis e esses desejos, garantindo a essas crianças a convivência familiar” – explica a juíza Raquel Raquel Chrispino, coordenadora da Cevij. Atualmente, existem 223 crianças no Rio de Janeiro aptas a encontrar um novo lar.

Participaram ainda da solenidade a coordenadora da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai), desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira; a juíza-auxiliar da Presidência, Adriana Ramos de Mello; a subprocuradora do Centro Operacional das Promotorias da Justiça da Infância e da Juventude, Daniela Vasconcelos; a coordenadora dos Direitos da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública estadual, Eufrásia Maria Souza das Virgens e a gerente jurídica do Grupo Globo, Tati Longo.

Durante a cerimônia também foi apresentada a cartilha “Vamos falar sobre adoção?” que, em parceria com o Grupo Globo, explica os procedimentos que as pessoas interessadas na adoção devem seguir.

Mutirão de Adoção

Como parte das comemorações desta quarta-feira especial para a adoção no Brasil, os juízes das Varas da Infância e da Juventude do Estado do Rio de Janeiro se empenharam para cumprir, cada um, uma média de 25 audiências com a pauta adoção.

Galeria de Imagens