Autofit Section
Desembargadora francesa conhece Núcleo de Depoimento Especial da CGJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 10/06/2016 13:39

A desembargadora francesa Cécile Brunet-Ludet, acompanhada pela redatora jurídica Susanna Tesone e pela conselheira em adoção internacional Sandrine Pepit, visitou o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) na manhã desta terça-feira, dia 9. Com o objetivo de conhecer os procedimentos de adoção internacional da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (CEJAI-RJ), elas aproveitaram a oportunidade para conhecer também o Núcleo de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes (Nudeca) da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/RJ). A equipe foi recepcionada pelo juiz da Vara de Infância e Juventude de Petrópolis e membro da CEJAI, Alexandre Teixeira de Souza, e pelas servidoras Aurea Domingues, Aparecida Sayão e Ludmilla Carvalho.

O Depoimento Especial é um método de escuta protegida de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual que são intimidadas a depor em processos judiciais. Nessa metodologia, as perguntas são passadas com uma linguagem adequada para a criança ou adolescente, evitando a revitimização.

Durante a visita, a magistrada francesa explicou como é em seu país o procedimento do Judiciário nos casos de abuso sexual. Na França, os tribunais possuem um departamento estruturado especificamente para o atendimento desses casos, onde as vítimas são acolhidas por médicos legistas, psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais desde o momento da denúncia. Os processos judiciais dessa natureza são acompanhados por três magistrados e os julgamentos vão a júri popular.  Além disso, o Poder Judiciário francês também conta com um fundo especial para indenização às vítimas de violência sexual. Paralelo ao trabalho da Justiça, os franceses têm policiais especializados na área da infância e juventude, entre uma série de outras instituições que trabalham interligadas nessa área.

Ao final do encontro com os representantes do Tribunal de Justiça do Rio, a desembargadora Cécile Brunet-Ludet agradeceu a recepção e disse que a visita foi uma troca de experiência enriquecedora. 

Galeria de Imagens