Autofit Section
Fórum de Teresópolis ganha sala para Depoimento Especial
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 08/12/2016 11:16

A Corregedoria Geral da Justiça inaugurou nesta quarta-feira, dia 7, mais uma sala para o Depoimento Especial de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, na Comarca de Teresópolis. Com a nova instalação, o Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (PJERJ) contará com três salas estruturadas para a oitiva especial. As outras duas estão localizadas no Fórum Regional de Madureira e no Fórum Central da Capital. 

Durante a inauguração, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Augusta Vaz, falou sobre o empenho da Corregedoria em ampliar o serviço de proteção à criança e ao adolescente vítima de violência sexual. “A Corregedoria se preocupa em criar uma oportunidade de acolhimento para esses menores abusados, e estamos avançando muito nessa área. Antes, nós tínhamos apenas quatro servidores especializados para fazer a oitiva especial, hoje nós temos 45 servidores que foram capacitados através dos cursos que promovemos”, ressaltou a magistrada.

O juiz dirigente do 3º Núcleo Regional do PJERJ, Rafael Rodrigues Carneiro, destacou a importância do empenho da Corregedoria na instalação da nova sala para a escuta qualificada: “Agradeço o esforço da Administração na criação deste espaço que estamos inaugurando hoje. A sala de Depoimento Especial se apresenta como uma forma mais branda para fazer a oitiva com crianças e adolescentes vítimas de abuso, evitando assim que sejam afetados pelos fatores externos que envolvem a audiência comum”.

Ainda durante a solenidade, a juíza titular da Vara da Infância, do Adolescente e do Idoso de Teresópolis, Vania Mara Nascimento Gonçalves, também ressaltou o depoimento especial: “Nós, juízes, por mais que tenhamos sensibilidade com as vítimas, não somos dotados da técnica. É necessário um local apropriado para receber essas crianças, assim como especialistas preparados para fazer as perguntas de forma adequada”.

Para a psicóloga e coordenadora do Núcleo de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes (Nudeca), Aurea Domingues, a concretização da nova instalação é fruto da parceria entre a Corregedoria e a equipe de Teresópolis. “Nós tivemos contato com a equipe da Vara de Infância de Teresópolis, que sempre se manteve atualizada através dos cursos de capacitação promovidos pelo Nudeca, e eles sempre se mostraram muito interessados na Escuta Qualificada. Isso foi um grande facilitador para instalação deste espaço, somando o engajamento da atual gestão com o Depoimento Especial”, afirmou a psicóloga.

A nova sala para Depoimento Especial é a primeira a ser instalada no interior e atenderá demandas de todas as comarcas do 3º Núcleo Regional. A cerimônia de inauguração contou, ainda, com a presença da juíza auxiliar da Corregedoria, Simone Lopes da Costa; da diretora da Divisão de Apoio Técnico da Corregedoria, Aparecida Sayão; além de magistrados e servidores da Comarca de Teresópolis.

Galeria de Imagens