Autofit Section
Posto Avançado do Juizado do Torcedor e Grandes Eventos é inaugurado na Ilha do Urubu
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 10/08/2017 18:12

Um Posto Avançado do Juizado do Torcedor e Grandes Eventos foi  inaugurado ontem à noite no Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador, batizado recentemente pela torcida do Flamengo de Ilha do Urubu. Com isso, o atendimento, que era feito através de uma unidade móvel, passa a ser realizado no segundo andar do departamento de futebol da Associação  Atlética Portuguesa, dona do estádio. Além do gabinete do juiz e da sala de audiências, o espaço conta com salas reservadas para o Ministério Público, para a Defensoria Pública e para a Polícia Civil, além de uma carceragem. A inauguração aconteceu pouco antes do jogo entre Flamengo e Palestino (Chile), válido pela Copa Sul-Americana.  O Corregedor-Geral da Justiça, desembargador Claudio de Mello Tavares, representou na solenidade o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Milton Fernandes de Souza:

- Sou amante do esporte desde criança. Aprendi com meu pai. Já assisti a vários jogos, mesmo não sendo do meu time, o Fluminense, porque gosto de futebol. Íamos juntos, em família. Hoje, os estádios estão vazios por falta de segurança. Esses postos avançados são uma forma de resgatar a segurança que tínhamos antigamente. Não é justo que tenhamos que ver um jogo de futebol só pela TV por conta da ação de alguns vândalos que vão aos estádios. Devemos valorizar e incentivar iniciativas como esta para que nós, com filhos pequenos, possamos fazer com eles o que nossos pais fizeram conosco. Sabemos que é bem diferente ver um jogo pela televisão e ver um jogo no estádio. Esse Juizado é de suma importância para a sociedade – disse o desembargador, que estava acompanhado pelos juízes auxiliares da Corregedoria Leonardo Grandmasson, Leandro Loyola e Luiz Umpierre de Mello Serra.

O desembargador Mauro Pereira Martins, presidente da Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais em Eventos Esportivos, Culturais e Grandes Eventos (CEJESP), destacou que o Juizado tem papel fundamental na pacificação dos estádios:

- Cenas de violência, que, no passado, eram muito frequentes, hoje em dia são raras, e isso se deve em grande escala à atuação firme do Juizado. Eu não tenho dúvidas de que, em função dessa atuação, nós temos uma situação melhor de pacificação. Ainda está longe do ideal, mas já avançamos bastante - disse o desembargador.

Criado em 2003, o Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos já ultrapassou a marca de 1.565 transações penais (quando o infrator recebe pena não privativa de liberdade em troca da pena alternativa), 253 prisões e 486 pessoas afastadas por envolvimento em confusões nas partidas.

O desembargador Mauro Martins agradeceu o apoio de magistrados e servidores do TJRJ envolvidos no projeto, destacando em particular a atuação do juiz auxiliar da Presidência do TJRJ e titular do Juizado Adjunto do Torcedor e dos Grandes Eventos, Marcello Rubioli.

A inauguração na Ilha do Urubu contou ainda com a presença do procurador-geral de Justiça do Rio em exercício, Eduardo da Silva Lima Neto; da coordenadora-geral de Programas Institucionais e Grandes Eventos da Defensoria Pública, Daniella Vitagliano; e do presidente da Associação Atlética Portuguesa, João Maria do Rego Gonçalves, além de vários desembargadores e juízes do TJRJ.

Fotos: Luis Henrique Vicent/TJRJ

Fonte: Ascom do TJRJ

Galeria de Imagens