Autofit Section
Corregedoria tem programação especial para a Semana da Justiça pela Paz em Casa
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 17/08/2017 17:26

A Semana da Justiça pela Paz em Casa começa a ser comemorada na próxima segunda-feira (21/8) no Tribunal de Justiça do Estado do Rio. A solenidade de abertura da 8ª edição do evento contará com a presença da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Carmen Lúcia. Durante o período da campanha, que termina na sexta-feira, dia 25, o Judiciário fluminense realizará em torno de 1,5 mil audiências sobre violência doméstica contra as mulheres, além de promover uma série de seminários e programas culturais sobre o tema. A Corregedoria Geral da Justiça, através da Divisão de Apoio Técnico Interdisciplinar (DIATI), também participará da programação com  debates sobre o Núcleo de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes (Nudeca) e sobre Sexualidade e Gênero. Confira:

22/08Café com o Nudeca: Profissionais que atuam no atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência vão apresentar o trabalho realizado no Nudeca para estudantes de graduação e pós-graduação de Psicologia, Serviço Social, Direito e Pedagogia. O encontro acontecerá das 16h às 18h, na sala de Depoimento Especial do Fórum Central  (Av. Erasmo Braga 115, Lâmina I, sala 903, Centro). Informações pelo telefone 3133-3192 ou pelo e-mail nudeca@tjrj.jus.br.

23/08Grupo de Estudos do Nudeca:  As coordenadoras do Nudeca, a psicóloga Sandra Levy e a assistente social Luciene da Rocha, promoverão um debate na Escola de Administração Judiciária (Esaj), das 16h às 18h, sobre a técnica utilizada para ouvir o depoimento de crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso sexual. O grupo de estudos é voltado para psicólogos, assistentes sociais e comissários de Justiça.

25/8 – Como parte da programação do seminário “Psicologia e Justiça: desafios da contemporaneidade”, os psicólogos do TJRJ Lindomar Expedito, Rafael Luz e Cecília Soares vão falar sobre “Sexualidade e Gênero no Judiciário”. As palestras acontecerão das 14h às 16h, no Auditório Desembargador José Navega Cretton, da Corregedoria Geral da Justiça  (Av. Erasmo Braga 115, 7º andar, Lâmina I – Fórum Central).

Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais, a Semana da Justiça pela Paz em Casa faz parte da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres no Poder Judiciário.

Sobre o Nudeca

Para evitar que crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso sexual sejam expostas a uma audiência comum, frente a frente com o réu, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro conta com o Núcleo de Depoimento Especial para Crianças e Adolescentes (Nudeca), vinculado à Corregedoria Geral da Justiça. Em uma sala reservada, a vítima conversa com um psicólogo, um assistente social ou um comissário de Justiça treinados para fazerem as  perguntas em linguagem adequada, o que evita novos traumas. Através de um sistema interno de TV, o juiz, o promotor e os advogados acompanham a entrevista da sala de audiências. Eles podem esclarecer dúvidas ao final do depoimento, falando com o entrevistador por telefone ou ponto eletrônico.

Galeria de Imagens