Autofit Section
Conselho Superior de Magistratura (biênio 2018/2019) toma posse em São Paulo
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 05/02/2018 17:47

O Corregedor-Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Claudio de Mello Tavares, participou hoje de manhã, em São Paulo, da cerimônia de abertura do Ano Judiciário e posse solene do Conselho Superior da Magistratura (biênio 2018/2019).  O Poder Judiciário de São Paulo tem mais de 20 milhões de ações sobre sua responsabilidade, o que representa 25% do total de processos da Justiça brasileira (existem 79,7 milhões, de acordo com o “Justiça em Números 2017” do Conselho Nacional de Justiça/CNJ).

        Compõem a nova diretoria do CSM os desembargadores Manoel de Queiroz Pereira Calças (presidente), Artur Marques da Silva Filho (vice-presidente), Geraldo Francisco Pinheiro Franco (corregedor-geral da Justiça), José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino (decano) e os presidentes de Seções Getúlio Evaristo dos Santos Neto (Direito Público), Gastão Toledo de Campos Mello Filho (Direito Privado) e Fernando Antonio Torres Garcia (Direito Criminal).

       Com a cerimônia, o desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças assumiu  formalmente o Judiciário paulista, atividade que exerce desde 1º de janeiro. Todos terão a importante missão de administrar o maior Tribunal do país com 2.088 juízes, 83 juízes substitutos em 2º grau, 359 desembargadores e 42.826 servidores.

- Todos os dias ratificamos nossa sagrada missão de resolver conflitos da sociedade, para preservação dos direitos por meio do julgamento de processos ou de métodos adequados. Queremos um Judiciário reconhecido nacionalmente como moderno, célere e tecnicamente diferenciado. Vamos trabalhar muito para obtermos excelentes resultados em nossa atividade-fim que é a resolução dos conflitos e a pacificação da sociedade - disse o presidente Pereira Calças antes da cerimônia realizada às 10h30m no Palácio da Justiça, na Praça da Sé, Centro de São Paulo.

 Desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças (biênio 2018/2019)

Natural de Lins, nasceu em 1950 e se formou em 1972 pela Faculdade de Direito de Bauru. Mestre e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tomou posse na Magistratura em 1976 e foi nomeado para a 15ª Circunscrição Judiciária, com sede em São José do Rio Preto. Exerceu a judicatura nas comarcas de Paulo de Faria, Tanabi, São José do Rio Preto e na Capital. Foi promovido para o 2º Tribunal de Alçada Civil em 1995. Assumiu o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo em 2005. Foi vice-diretor da Escola Paulista da Magistratura no biênio 2014-2015. Professor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo, da Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da Universidade Nove de Julho e da Instituição Toledo de Ensino de Bauru. Foi corregedor-geral da Justiça paulista no biênio 2016-2017.

Galeria de Imagens