Autofit Section
Termina nesta sexta-feira (22/11) prazo para os delegatários regularizarem suas declarações de Imposto de Renda
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 22/11/2019 14:36

Termina nesta sexta-feira (22/11) o prazo dado pela Receita Federal do Brasil aos notários e registradores para autorregularização do Imposto de Renda. Passado tal período, a Receita realizará ações fiscalizatórias, que trarão implicações legais decorrentes do descumprimento da legislação tributária. 

O prazo total de 60 dias para resolução das inconsistências fiscais ficou estabelecido na Reunião de Conformidade Coletiva, realizada em setembro. Na ocasião, auditores fiscais explicaram os cruzamentos de dados que apontam inconsistências nas declarações de Imposto de Renda de delegatários do Estado do Rio de Janeiro.

O Corregedor-Geral da Justiça, desembargador Bernardo Garcez, reforçou que, além das implicações fiscais, o descumprimento da legislação tributária também terá implicações disciplinares para os titulares de cartórios. Ele sublinhou que tais profissionais são equiparados a servidores públicos, nos termo do artigo 1º da Lei de Improbidade Administrativa e artigo 327 do Código Penal Brasileiro.

Dentre as principais recomendações da Receita Federal, estão:

  1. Verificar e ratificar/retificar o valor dos rendimentos oferecidos à tributação nas Declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF);

  2. Revisar as despesas escrituradas no Livro Caixa, adequando as deduções informadas à legislação tributária;

  3. Promover a autorregularização no caso de inconsistências ou divergências nas informações declaradas;

  4. Promover o recolhimento mensal obrigatório do Carnê Leão;

  5. Inscrever-se no Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF).