Autofit Section
Estudo da Corregedoria analisa produtividade dos magistrados durante RDAU
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 08/04/2020 21:36

 

Estudo desenvolvido pelo Departamento de Suporte Operacional (Desop) da Corregedoria Geral da Justiça identificou um aumento nos números de despachos, decisões, sentenças e processos arquivados no mês de março de 2020, comparado com o mesmo período de 2019. A maior diferença foi na quantidade de sentenças: um aumento de mais de 33%, como mostra o gráfico a seguir. Tais dados foram obtidos a partir da comparação simples entre números absolutos de março do ano passado e deste ano — método não usual de avaliação dos indicadores. 

Já quando os cálculos são feitos com base na média dos últimos 12 meses — método mais indicado para avaliar os dados — os resultados são diferentes. Os gráficos demonstram que o Regime Diferenciado de Atendimento de Urgência (RDAU) — instaurado a partir do dia 17 de março, por conta da Pandemia do Covid-19 — fez com que as números caíssem. A média de conclusões mensais antes do RDAU, por exemplo, era de 953.822 e depois do Regime Diferenciado diminuiu para 756.748. 

As quedas podem ser percebidas em todas as categorias após o RDAU (processos arquivados, conclusões, decisões, despachos, sentenças e tombados geral), conforme revelam os gráficos abaixo. Baixe o estudo completo.

Em atenção à queda de produtividade durante o período de trabalho remoto na quarenta, o Corregedor-Geral, desembargador Bernardo Garcez, está fazendo o acompanhamento individualizado dos indicadores dos juízes. Ele enviou e-mails para todos os magistrados que têm mais de 500 autos conclusos há mais de 30 dias e determinou a regularização do processamento.