Autofit Section
Equipes Técnicas Interdisciplinares da CGJ auxiliarão projeto da COEM
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 16/03/2021 18:51

A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro auxiliará a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM) na viabilização de projeto para o engajamento de mulheres vítimas de violência doméstica no mercado de trabalho.

Por meio de um protocolo de intenções, a COEM - órgão administrativo da Presidência do TJRJ responsável por coordenar projetos para o funcionamento da rede de proteção às vítimas de violência - e Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego poderão oferecer vagas de trabalho, disponibilizadas por redes privadas que se prontificaram a absorver essa mão de obra, mediante cadastro com dados específico das vítimas, como experiência profissional, aptidões e grau de escolaridade.

As equipes técnicas interdisciplinares, gerenciadas pela Divisão de Apoio Técnico Interdisciplinar da Corregedoria (DIATI), serão responsáveis por este cadastro que alimentará um banco de dados online compartilhado com a COEM.

Dessa maneira, os servidores interdisciplinares que atuam nos juizados com competência em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca da Capital, irão identificar e qualificar as vítimas de violência doméstica e direcioná-las para o preenchimento do questionário. 

A presidente da COEM, desembargadora Suely Lopes Magalhaes, explicou a iniciativa: “Como as mulheres vítimas de violências são inicialmente recepcionadas pelas equipes técnicas em exercício nos Juizados Especializados, foi submetido à Corregedoria, o pedido para a edição do Aviso, visando à formação desse cadastro. Um dos grandes problemas da revitimização das mulheres, consiste na falta de condições para seu sustento e dos filhos. Sua inserção no mercado de trabalho, facilitaria a sua independência para a escolha de um novo momento em sua vida. Por isso, consideramos muito importante a lavratura desse protocolo e a concretização dos seus objetivos”.

Diário da Justiça Eletrônico

A medida está prevista no Aviso CGJ nº 147/2021 publicado no Diário da Justiça Eletrônico desta terça-feira, dia 16 de março.

Acesse na íntegra o Aviso

https://www3.tjrj.jus.br/consultadje/consultaDJE.aspx?dtPub=19/03/2021&caderno=A&pagina=19   

Saiba mais sobre a COEM

/web/guest/observatorio-judicial-violencia-mulher/coem/apresentacao