Autofit Section
Atuação do Grupo Emergencial de Auxílio Programado Cartorário busca celeridade processual
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 19/07/2022 14:25

O trabalho do Grupo Emergencial de Auxílio Programado Cartorário (GEAP-C), gerido pelo Serviço de Implantação e Gestão de Grupos de Auxílio Cartorário – SEGAP, da DGFAJ, objetiva oferecer auxílio aos cartórios das unidades judiciais de 1ª instância para reduzir a quantidade de processos sem andamento e, consequentemente, colaborar com a entrega da prestação jurisdicional.

De janeiro a junho/22, o GEAP-C foi integrado por cerca de 620 (seiscentos e vinte) servidores habilitados, que movimentaram um total de 200.986 (duzentos mil, novecentos e oitenta e seis) processos em 204 (duzentas e quatro) serventias.

Para a serventia que recebe o apoio do GEAP-C, o SEGAP elabora e envia plano de trabalho, a ser executado pela equipe cartorária, no mesmo período, com o fim de garantir a movimentação de processos que não farão parte do escopo do grupo, para que não haja novo acúmulo de processos paralisados, após a saída do GEAP-C. Trata-se de um trabalho unificado entre a equipe de apoio e a serventia.

No apoio às Centrais/Núcleos de Arquivamento, até junho de 2022, foram expedidas 63.543 (sessenta e três mil, quinhentos e quarenta e três) certidões de débito, gerando expectativa de arrecadação de R$ 67.263.311,89 (sessenta e sete milhões, duzentos e sessenta e três mil, trezentos e onze reais e oitenta e nove centavos).

Treinamento e inovação

Diante da busca pela melhoria na prestação de serviço pelo GEAP-C nas Centrais e Núcleos de Arquivamento, por solicitação da DIGES, a ESAJ inseriu no programa palestras com o objetivo de promover a introdução ao treinamento básico de aprendizado das principais atividades desenvolvidas nesse ambiente de trabalho específico, além de orientar o servidor em como obter novos conhecimentos e manter-se atualizado. Para a palestra que ocorrerá no dia 25/07/22, já têm cerca de 700 (setecentos) servidores inscritos.

Para o segundo semestre/22, a inovação está na realização de reuniões remotas (prévias ao início do apoio), com a participação dos monitores do grupo e dos chefes das serventias apoiadas, para esclarecimentos sobre o escopo e a forma de atuação do GEAP-C.

Como solicitar o auxílio do GEAP-C

O magistrado deve enviar mensagem para a Corregedoria, através do e-mail cgjgeap@tjrj.jus.br e  se manifestar pelo interesse no apoio, com a justificativa da necessidade, o que será analisado pela Administração, a partir dos critérios objetivos para a concessão. Se autorizado, o apoio será implementado conforme a disponibilidade orçamentária.

Como se cadastrar para atuar no GEAP-C

Os servidores ativos interessados devem preencher o formulário disponível na página da Divisão de Apoio à Gestão Cartorária – DIGES: Corregedoria > Judicial > Apoio à Gestão Cartorária > SEGAP para informar os dados e as habilidades funcionais.

Após o preenchimento do formulário, os dados são registrados automaticamente no banco de dados, para posterior recrutamento, não sendo necessário o envio de qualquer outra comunicação ao setor.