Autofit Section
Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro: mais um passo na Era Digital
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 06/08/2015 17:29
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro lançou nesta quinta feira, dia 6, o projeto piloto de implantação das plataformas online para a realização de sessões de conciliação e mediação de resolução de conflitos. A apresentação aconteceu no auditório Desembargador José Navega Cretton, da Corregedoria Geral da Justiça, situado no 7º andar do Fórum Central. Estiveram presentes a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Augusta Vaz; o presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho; e o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador César Cury.          
 
A iniciativa, inovadora, reforça o compromisso do Tribunal de Justiça fluminense em acompanhar os avanços tecnológicos da sociedade e oferecer ao usuário meios mais céleres de resolver os problemas litigiosos. “Gostaria de destacar a importância do dia de hoje, no qual estamos lançando, através do Nupemec, essa câmara de mediação e conciliação online que proporcionará maior desenvolvimento e mais rapidez na solução de conflitos litigiosos. Todos nós sabemos que o Judiciário está sobrecarregado e, por este motivo, estão surgindo formas alternativas de solução de litígio. Esta nova medida se apresenta como uma solução desejável e que, certamente, virá auxiliar com vantagem a prestação que faz o Poder Judiciário. Hoje é um dia importante porque estamos alinhando essa forma alternativa de solucionar conflitos com a fórmula mais rápida que é a da informática” – pronunciou a corregedora-geral da Justiça. 
 
A plataforma digital, denominada Juster, começa a funcionar no estado a partir deste mês de agosto. Segundo os idealizadores do projeto, a plataforma foi criada com ferramentas simplificadas para que nenhum usuário tenha dificuldade no acesso.  
 
Galeria de Imagens