Autofit Section
Projeto para integrar Núcleos Regionais às atividades extrajudiciais chega ao 9º NUR
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 01/10/2015 14:30

Em continuidade a agenda de visitas do projeto “Integração dos Núcleos Regionais com os Projetos de Fiscalização Extrajudicial da CGJ” a Diretoria Geral de Fiscalização e Apoio às Serventias Extrajudiciais (DGFEX) viajou, dessa vez, para Nova Friburgo, comarca sede do 9º Núcleo Regional (NUR), no dia 28 de setembro.

A visita foi coordenada pela juíza auxiliar da Corregedoria, Ana Lucia Vieira do Carmo, e contou com a participação do diretor-geral da DGFEX, Marcelo El-Jaick; da diretora da Divisão de Fiscalização Extrajudicial (DIFEX), Maria Angélica Saraiva; e do diretor da Divisão de Monitoramento Extrajudicial (DIMEX), José Euclides Corrêa Guinancio.

A equipe da Corregedoria foi recebida pelo juiz dirigente do 9º NUR, Marcio Ribeiro Alves Gava, e pelo Grupo de Fiscalização e Disciplina para a Abordagem de Assuntos relacionados às Atividades Extrajudiciais dos Serviços de Nova Friburgo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Sumidouro, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Trajano de Morais.

Durante o encontro, foram abordados os seguintes assuntos: a implementação do Registro Eletrônico e da Certidão Eletrônica, os procedimentos atrelados ao funcionamento das Centrais Nacionais de Dados (CENSEC, CENIB e SIRC), a padronização dos serviços de atendimento e das instalações físicas dos Serviços Extrajudiciais, e o projeto de digitalização de acervos cartorários.

O destaque da reunião foi o anúncio da instalação da primeira Unidade Interligada na região, prevista para ocorrer ainda esse ano. O serviço permitirá a emissão da certidão de nascimento na própria maternidade de Nova Friburgo, facilitando o acesso da população ao registro de nascimento, diminuindo o tempo entre o nascimento e o registro. Dessa maneira, os bebês poderão ser registrados ainda no hospital, através do posto da Unidade Interligada vinculada ao Serviço do Registro Civil de Pessoas Naturais, e os pais não precisarão mais ir até um cartório para emitir a certidão de nascimento.

O projeto “Integração dos Núcleos Regionais com os Projetos de Fiscalização Extrajudicial da CGJ”

Assim como o nome já diz, objetiva a integração com as comarcas do interior, informando sobre novidades e projetos que estão sendo implementados para melhoria contínua da prática da atividade extrajudicial e da prestação do serviço público à sociedade, além de uniformizar a atuação da fiscalização e do funcionamento dos Serviços Extrajudiciais em todo o Estado.

O projeto prossegue nos próximos meses com as visitas ao 11º NUR (Cabo Frio), 2º NUR (Niterói) e 4º NUR (Duque de Caxias).

 

Galeria de Imagens