Autofit Section
Corregedor-Geral da Justiça participa da abertura do XIV Encontro Estadual de Juízes dos Juizados Especiais Cíveis e das Turmas Recursais Cíveis
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 02/09/2024 16:37

Juízes de todas as comarcas do Estado se reuniram na segunda-feira, 2 de setembro, no Auditório José Navega Cretton, na CGJ, para debater e trocar ideias sobre como melhorar a prestação de serviços à população.

A importância dos Juizados Especiais para a população, sua eficiência, as demandas cada vez mais crescentes e as novas ferramentas tecnológicas que serão disponibilizadas, a fim de melhor a prestação jurisdicional, foram destaque nesse Encontro Estadual dos Juizados Especiais e Turmas Recursais Cíveis.

O Presidente do TJRJ, Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, ressaltou a relevância da atuação dos Magistrados dos Juizados Especiais na vida, no dia a dia, da população fluminense, e das novas ferramentas tecnológicas – o ASSIS e o e-Proc - que serão disponibilizadas: “Esses encontros são de suma importância para todos porque retratam a preocupação da Administração, da COJES, especialmente, para que uniformizemos o entendimento dos Senhores Juízes. A administração vai mostrar o que está fazendo para melhorar a prestação jurisdicional, as ferramentas tecnológicas que temos e vamos disponibilizar aos Senhores para que essa prestação seja mais rápida”.

O Presidente do TJRJ disse, ainda, que no próximo dia 30 de setembro será o lançamento oficial do sistema e-Proc.

O Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, falou da importância desse encontro: “Questões não só jurídicas, mas também práticas, questões administrativas, certamente, serão discutidas aqui. O compartilhamento de experiências de cada um é muito importante e relevante para a melhoria de todo o sistema. Nós sabemos que a demanda tem aumentado consideravelmente, sabemos também das dificuldades, aí vem um pedido à Corregedoria por Servidores, mas nós não podemos nos agarrar a esse problema para reduzir nossa produtividade. Temos que ser criativos para solucionar esses problemas e aí entra a área tecnológica do Tribunal que será explanada hoje. A capacitação de Magistrados e de Servidores é fundamental para que possamos enfrentar os gargalos existentes hoje”.

O Desembargador Marcus Basílio ainda ressaltou que a Corregedoria está ao lado dos Magistrados e que, quando uma cobrança é feita, não é no sentido de punir e sim de dar a mão, para tentar solucionar um problema existente.

Participaram da mesa de abertura desse evento, o Presidente do TJRJ, Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Marcus Basílio, a Desembargadora Maria Helena Pinto Machado, Presidente da Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais (COJES), a Juíza Eunice Bitencourt Haddad, Presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), e o Juiz Arthur Eduardo Magalhães Ferreira, Coordenador das Turmas Recursais.

LCA

Foto Brunno Dantas / TJRJ

Galeria de Imagens