- Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Notícias
- Notícia
- Corregedoria da Justiça lança projeto para auxiliar as atividades cartorárias
A Corregedoria-Geral da Justiça do Rio de Janeiro, por meio do Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, apresenta o projeto “Cartilhas de Atividades Cartorárias”, com o objetivo de auxiliar e padronizar a execução das atividades rotineiras e otimizar os processos de trabalho cartorário.
O projeto, que está em andamento desde 2023, foi desenvolvido pela Divisão de Apoio à Gestão Cartorária (DIGES), vinculada à Diretoria-Geral de Fiscalização e Assessoramento Judicial (DGFAJ).
A primeira cartilha a ser elaborada foi para as Varas Criminais, cujo conteúdo fora levantado por meio de estudo e entrevistas realizados pelo Serviço de Apoio à Gestão Cartorária (SEGES), o qual contou com a colaboração de chefes de serventia (14ª, 16ª, 21ª, 32ª, 39ª e 42ª Varas Criminais).
O infográfico contará com procedimentos detalhados sobre o processamento nos sistemas operacionais DCP (Distribuição e Controle Processual) e PJE (Processo Judiciário Eletrônico). Além disso, as atualizações serão permanentes e dinâmicas, concatenadas aos novos sistemas e modus operandi, consonantes com as novas tendências tecnológicas.
As próximas cartilhas a serem disponibilizadas, ainda este ano, serão para as Varas Cíveis, de Família e Orfanológicas, que já se encontram com seus conteúdos elaborados aguardando a arte final.
A partir de hoje, a cartilha ficará disponível no Portal da Corregedoria, no caminho: Microsoft Edge (não utilizar outro navegador) > Judicial > Apoio à Gestão Cartorária > Cartilha de Atividades Cartorárias.