Autofit Section
2º Volume da Revista ESAJ Acadêmica é dedicado à luta pelos direitos das mulheres
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 21/03/2025 15:02

2º Volume da Revista ESAJ Acadêmica é dedicado à luta pelos direitos das mulheres

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Escola de Administração Judiciária lançou uma publicação especial dedicada à luta e às conquistas das mulheres.

“A Constituição prevê absoluta igualdade entre homens e mulheres. Até hoje, passados mais de 30 anos, há muita resistência em cumprir o que é justo e o que deveria ser cultural. A escolha do tema que envolve o lançamento dessa revista é extremamente oportuna e nos faz, acima de tudo, lembrar do desafio, que é da sociedade, mas acima de tudo de todos nós”, ressaltou o corregedor-geral da Justiça, editor-adjunto da revista, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, na abertura da cerimônia de lançamento do 2º volume da Revista ESAJ Acadêmica, nesta quinta-feira (20/03), na Escola da Magistratura (Emerj).

Estiveram presentes ao encontro o desembargador Ricardo Couto de Castro, presidente do TJRJ, o desembargador Sérgio Seabra Varella, presidente do Conselho Consultivo da Esaj; a juíza Eunice Haddad, presidente da Amaerj; o juiz João Luiz Ferraz de Oliveira Lima; o secretário-geral de Gestão de Pessoas (SGPES), Gabriel Albuquerque Pinto; e a professora Lucia Frota Pestana de Aguiar, diretora da Esaj, autora do projeto pedagógico da Pós-Graduação Integridade na Gestão Pública e Direitos Humanos e editora-chefe da revista.

Revista ESAJ Acadêmica

Publicada pela primeira vez em janeiro de 2024, a Revista ESAJ Acadêmica é um espaço para a disseminação do saber produzido pelos alunos do curso de pós-graduação Integridade na Gestão Pública e Direitos Humanos da Esaj. A edição inaugural reuniu 14 trabalhos desenvolvidos por profissionais das turmas já formadas desde o início do curso, em junho de 2022.

A publicação consolida um novo paradigma na carreira dos servidores do TJRJ, uma vez que os autores passam a ter suas produções científicas publicadas para serem estudadas, podendo ser citadas no próprio Poder Judiciário para fundamentar decisões judiciais.

O 2º volume da Revista ESAJ Acadêmica reúne artigos que aprofundam a discussão sobre a busca pela equiparação de gênero em todas as esferas da vida moderna.

“O volume II simboliza não apenas a evolução do conhecimento, mas também a democratização do saber e do reconhecimento intelectual. A trajetória que iniciamos com o Volume I continua e se fortalece, pavimentando um caminho de excelência e inovação no pensamento jurídico do TJRJ”, ressaltou a professora Lucia Frota Pestana de Aguiar.

 

NM/ASCOM