Autofit Section
Corregedor-geral da Justiça recebe o Colar do Mérito do Ministério Público do Rio de Janeiro
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 15/12/2025 18h19

Corregedor-geral da Justiça recebe o Colar do Mérito do Ministério Público do Rio de Janeiro

Nesta segunda-feira, 15 de dezembro, o desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, corregedor-geral da Justiça, recebeu o Colar do Mérito do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), a maior honraria da instituição.

O Colar do Mérito do Ministério Público é concedido desde 1991 e homenageia pessoas e entidades que prestaram serviços relevantes ao MPRJ. A honraria foi entregue ao corregedor-geral da Justiça pelo procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira.

“É uma honra receber essa homenagem do Ministério Público. O diálogo entre as instituições é o caminho para a conquista da eficiência na prestação jurisdicional, sempre com o objetivo de atender a sociedade da melhor forma possível”, destacou o corregedor-geral.

“Hoje, nós estamos homenageando personalidades que contribuíram de uma forma especial com a sociedade. Procuramos contemplar todos aqueles que trabalham em prol do interesse público e do interesse coletivo,” ressaltou o procurador-geral de Justiça.

A solenidade, no auditório do edifício-sede do MPRJ, celebrou o Dia Nacional do Ministério Público e contou com a presença de desembargadores, procuradores, promotores, outros operadores do Direito, servidores e jornalistas.

Foram agraciados desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), membros do Ministério Público, da Defensoria e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), jornalistas e advogados.

Durante a cerimônia, servidores do Ministério Público receberam a Medalha Annibal Frederico de Souza; e práticas administrativas que contribuíram para o aprimoramento das atividades institucionais conquistaram o Prêmio Ideias Inovadoras, concedido pelo MP.

O evento foi conduzido pelo procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira. Integraram a mesa de honra o deputado Guilherme Delaroli, 1° vice-presidente no exercício da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj); o procurador-geral do Estado do Rio de Janeiro, Renan Miguel Saad, o conselheiro Márcio Henrique Cruz Pacheco, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ); o corregedor-geral do MPRJ, Ricardo Ribeiro Martins; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Rio de Janeiro (OAB/RJ), Ana Tereza Basílio; o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Amperj), Cláudio Henrique Viana; e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), Fábio Goulart Villela.

Conheça os agraciados com o Colar do Mérito:

Corregedor-geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Cláudio Brandão de Oliveira;

Procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Georges Frederico Seigneur;

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Peterson Barroso Simão;

Desembargador do TJRJ, Elton Martinez Carvalho Leme;

Conselheira substituta e ouvidora do TCE-RJ, Andrea Siqueira Martins;

Procurador de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, José Antonio Leal Pereira;

Procuradora de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Heloisa Maria Alcofra Miguel;

Procuradora de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Nelma Gloria Trindade de Lima;

Procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro nos biênios 2017/2019 e 2019/2021, José Eduardo Ciotola Gussem;

Defensor público-geral do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão;

Advogado José Roberto de Castro Neves;

Jornalista Vera Araújo;

Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Tarcísio José Sousa Bonfim.

 

NM/ASCOM

Fotos: Diego Carvalho/Amaerj

Divulgação/MPRJ

Galeria de Imagens